26 de setembro de 2022 12:23 por Da Redação
Os estudantes e toda a comunidade de Penedo vão poder participar de mais de 25 oficinas e dois workshops no Festival de Música de Penedo, em outubro. As oficinas serão realizadas por músicos profissionais de Alagoas, de outros estados e países, como Rio Grande do Norte, São Paulo, França e Estados Unidos.
Os interessados em participar das ações podem começar a se inscrever nesta segunda-feira (26), por meio do site www.cemupemusicologia.com/femupe-inscricoes. As oficinas e os workshops serão gratuitos. As inscrições terminam no dia 15 de outubro. Estão disponíveis 20 vagas para cada oficina.
Além de estudantes e comunidade, os profissionais de diversos instrumentos musicais também podem participar. É aberto ao público de todos os níveis, do iniciante ao avançado.
Uma das oficineiras que integra à programação é Bianca Santos. Ela é trompetista da orquestra sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e há anos toca o instrumento. Bianca contou que a oficina dela vai tratar sobre rotinas de estudos, o trompete, estudos técnicos, entre outros assuntos.
“Vou abrir também para alunos que queiram mostrar alguma peça e que queiram participar de uma conversa. Também vamos fazer uma prática em conjunto. Vou levar algumas peças e ver no que dá para trabalhar. Será gratificante e agregador. Estou com boas expectativas”, disse a trompetista.
Outro profissional que está na programação de oficinas é o professor de violão, Ezequias Lira. Ele ensina a prática do instrumento em conjunto com ênfase na música popular brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ezequias toca violão profissionalmente há 30 anos. O objetivo da sua oficina é promover sempre uma interação dos participantes para gerar criatividade musical.
“A proposta da nossa oficina é tratar o violão brasileiro popular instrumental do solo de acompanhamento dentro da realidade dos alunos que vão se inscrever. Vamos trabalhar técnicas de ritmos de linguagem, interpretação, e as dúvidas que surgirem serão sanadas. O objetivo maior é estimular os participantes a desenvolverem a criatividade musical com foco no violão de repertório. Estou animado para participar do festival”, declarou Lira.
O Festival de Música de Penedo é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo, em parceria com Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Penedo, Patrocínio SEBRAE Parceiros: Lamus – Laboratório de Musicologia, Cesem – Cnetro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Confederação Musical Portuguesa, Arizon State University, Miami University, Republica Portuguesa, Bureau de Comunicação Comunitária, Keka Rabelo Comunicação e Agerrp-UFAL (Agência Experimental de Relações Publicas da Ufal).
Fonte: Assessoria