30 de março de 2020 4:21 por Da Redação
Até o início da próxima semana, no máximo, Alagoas deverá dispor de dois hospitais de campanha para atender pacientes com coronavírus e ajudar a combater a doença no Estado, segundo o governador Renan Filho (MDB) anunciou nesta segunda-feira (30). As unidades serão erguidas em Maceió, no Centro de Convenções, em Jaraguá; e Ginásio do Sesi, no Trapiche.
No Centro de Convenções, a unidade funcionará com 150 leitos e receberá pacientes com quadro intermediário da Covid-19.
“São leitos de retaguarda para pacientes graves, ao ponto de não poderem ficar em casa; mas menos graves do que os que precisam ficar internados em UTI. Essa é uma estratégia que está sendo utilizada em vários lugares do mundo e aqui no Brasil também”, explicou o governador.
O hospital de campanha que será erguido no Ginásio do Sesi terá cerca de 30 leitos e evitará que pessoas com sintomas gripais cheguem até o Hospital Geral do Estado (HGE), funcionando como uma espécie de barreira de proteção para esta unidade de saúde.
“Todo mundo que estiver com sintoma gripal, ao invés de entrar lá no HGE para fazer uma consulta da Ala Azul, será redirecionado ao hospital de campanha do Ginásio do Sesi, evitando, assim, o risco de contaminação por Covid-19 a quem estiver internado dentro do HGE por outros motivos”, detalhou Renan Filho. O governo de Alagoas espera contar, até o final de abril, com aproximadamente 500 leitos para tratamento da Covid-19, sendo 200 de UTI e 300 de retaguarda (clínicos).