Por Ediberto Ticianeli, do portal História de Alagoas
O jogo inaugural do Trapichão aconteceu no dia 25 de outubro de 1970, com a seleção alagoana de futebol enfrentando o Santos de Pelé.
Na verdade, o Trapichão foi aberto ao público dias antes, em 16 de setembro, data da Emancipação Política de Alagoas. O estádio foi utilizado para os desfiles escolares comemorativos da data.
Quando planejado, em 1964, ainda no governo do Major Luiz Cavalcante, pretendia oferecer melhores condições para as partidas de futebol e seus torcedores. Na época, os dois maiores estádios já não comportavam grandes eventos esportivos.
O recorde de público em Alagoas era de 8 mil pessoas, capacidade máxima do campo do CRB, na Pajuçara. O Mutange, campo do CSA, recebia 6 mil pessoas no máximo.
O governo alardeava então que o Trapichão teria capacidade para 55.400 torcedores. Na inauguração disseram ter recebido 45.865 pessoas (40.215 espectadores pagaram ingresso). O dr. Vinicius Maia Nobre afirma que foi de 53.000.
Após várias reformas, o Trapichão encolheu, perdeu sua geral para se adaptar às modernas arenas esportivas, que são obrigadas a terem planos de segurança e evacuação. Atualmente a capacidade do estádio é de apenas, aproximadamente, 20 mil torcedores.