Cerca de 70 ginastas irão participar do Campeonato Alagoano Escolar de Ginástica Rítmica, competição realizada pela Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) e que faz parte do calendário 2023 de eventos esportivos da Federação.
As apresentações serão no dia 7 de junho (quarta-feira) com horário previsto para começar às 9h e seguem até 17h. O local é a Arena Maceió, localizada no bairro da Serraria, em Maceió.
“A competição é de grande importância porque a gente tem conseguido, cada vez mais, trazer a união do esporte com a educação e estamos avançando nas modalidades pouco a pouco”, disse o o presidente da FAEC, Irã Cândido.
Irã ressaltou a estratégia adotada pela FAEC para manter um calendário voltado para a GR ainda no primeiro semestre do ano.
“Nos últimos anos conseguimos alcançar um conceito diferente, passamos a ter competições de GR no primeiro semestre. Isso é importante porque antes acontecia somente no segundo semestre, o que representava um atraso. Isso fazia com que nossas atletas não tivessem esse calendário inicial e, muitas vezes, quando viajavam para disputar regionais ou nacionais, eram as primeiras competições do ano, fazendo com que chegassem nelas atrasadas em relação às equipes de outros estados”.
O evento reunirá jovens talentos com idades entre 7 e 17 anos. As ginastas participantes do campeonato vão representar suas escolas competindo nas categorias mirim, pré infantil, infantil, juvenil e adulto.
Em todas elas, desde os movimentos precisos da categoria infantil até a destreza e a complexidade das rotinas da categoria juvenil, as ginastas demonstrarão o resultado de horas de treinamento e dedicação.
Durante a competição, haverá a apresentação de atletas que farão o chamado treino-controle, que consiste na apresentação das coreografias, como se elas estivessem participando de um campeonato. Isso ajuda os treinadores a avaliarem suas atletas e fazer ajustes nas coreografias ou na técnica apresentada para competições futuras.
A ginástica rítmica é um esporte que combina elementos de dança, flexibilidade e habilidades acrobáticas, sincronizados com o uso de diferentes aparelhos, como a corda, a bola, o arco, as maças e a fita.
Além da complexidade técnica, a GR se destaca pela beleza singular de suas performances. Os movimentos fluídos e precisos das atletas, aliados à música cativante e aos trajes deslumbrantes, encantam o público e criam um espetáculo visual inesquecível.
Fonte: Assessoria