18 de agosto de 2023 9:59 por Thania Valença
Com muita chuva em Maceió no início da manhã, esta sexta-feira, 18, marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Para visibilizar as condições em que vivem milhares de alagoanos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), em parceria com outras secretarias municipais, oferecerá diversos serviços gratuitos para as pessoas que vivem nas ruas da capital.
Serão ofertados serviços nas áreas de assistência social, saúde, direitos e beleza, em ação pública no ginásio Arivaldo Maia, no bairro do Jacintinho, a partir das 10h.
Quem comparecer poderá se inscrever, ou atualizar seu registro no Cadastro Único, além de receber orientações sobre os programas sociais vigentes. As equipes dos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e do Serviço de Abordagem Social (Seas) também estarão presentes dando orientações sobre os serviços ofertados pelo município para esse público.
Por sua vez, a Assembleia Legislativa de Alagoas realizará sessão especial para debater políticas públicas em prol dessa população. A proposta de debate, aprovada pela unanimidade dos parlamentares presentes, foi do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que convida a população a participar.
“As pessoas que vivem nas ruas são alvo de todo tipo de violência, desde a discriminação até a violência física, sofrendo com as mais variadas agressões” – disse Medeiros, ressaltando que “muitas delas estão nessa situação devido a problemas bastante complexos, que vão da violência doméstica à dependência química”.
A sessão especial está marcada para as 14h de hoje, no plenário do Legislativo Estadual, na Praça Dom Pedro II, no Centro de Maceió.
O deputado Ronaldo Medeiros vai apresentar dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió, para debate entre especialistas e a população em geral na busca de soluções. Para ele, “a população em situação de rua é um problema coletivo”.