Fontes do 082 Notícias que acompanham os bastidores da política em Maceió garantem que o prefeito JH, candidato à reeleição, articula o nome do secretário municipal de Saúde, Luiz Romero Farias, como seu vice nas eleições deste ano. Romero é irmão de Paulo César Farias, o “PC Farias”, ex-tesoureiro de campanha à Presidência de Fernando Collor de Mello.
Os articuladores, pela ordem de influência, seriam o ex-deputado João Caldas, pai de JHC, os deputados federais Arthur Lira (PP) e Alfredo Gaspar (UB). O grupo está convencido que a reeleição é garantida.
Os pretendentes ao cargo de vice-prefeito, que vinham tendo os nomes ventilados até o momento, como o vereador e presidente da Câmara Municipal Galba Netto (MDB), o senador Rodrigo Cunha (PSDB) e o ex-deputado Davi Davino Filho (PP) que lutem.
O médico Luiz Romero tem se mantido em absoluto silêncio, por estilo pessoal, e também por recomendações dos caciques. A sua volta à atividade pública, depois da passagem pelo Ministério da Saúde no governo Collor, se deve à indicação do deputado federal Alfredo Gaspar.
Na gestão do atual secretário, as tratativas e o fechamento da compra do Hospital do Coração pela Prefeitura de Maceió são consideradas a maior negociação e a mais nebulosa transação comercial realizada pela Prefeitura de Maceió em mais de 200 anos. O que ensejou o senador Renan Calheiros a denunciar e a entrar na Justiça contra a compra do hospital pela falta de transparência e também pelo alto custo.
O secretário da Saúde é quem atua em parceria com João Caldas, considerado pelos políticos experientes o principal influenciador do prefeito JHC. O deputado extremista Alfredo Gaspar é uma sombra nessa trama para levar o nome de Luiz Romero Farias a compor a chapa de JHC.
Luiz Romero Farias, entre os donos do poder, larga na frente.