sábado 7 de setembro de 2024

Iteral entrega títulos de terra a agricultores familiares de Paulo Jacinto nesta quarta (17)

Programa Rural Legal, de regularização fundiária, é executado em parceria com o Judiciário e beneficiará 76 famílias do município
Importância dos trabalhos de regularização fundiária conduzidos pelo Iteral, junto ao Poder Judiciário, vai além do aspecto legal | Pei Fon – Agência Alagoas

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) promove, nesta quarta-feira (17), no município de Paulo Jacinto, mais uma ação de entrega de títulos de propriedade no âmbito do ‘Rural legal’, programa de regularização fundiária voltado aos pequenos agricultores do estado. Com presença confirmada do governador Paulo Dantas, a solenidade de entrega dos títulos de propriedade acontece no Clube Cultural Recreativo Paulo Jacintese, às 10h.

A iniciativa, que é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo de Alagoas, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg-AL), beneficiará 76 famílias camponesas em condição de vulnerabilidade, a partir da entrega dos documentos de posse de imóveis rurais, de até 50 hectares, já registrados em cartório.

Ao receberem os títulos de terra, os trabalhadores rurais não apenas asseguram, por direito, o que já os pertencia de fato, garantindo a chamada segurança jurídica, como também passam a ter acesso a políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda no campo e a linhas de créditos em instituições bancárias. O que significa progresso e a esperança de dias melhores para quem mais precisa.

Por esta razão, a importância dos trabalhos de regularização fundiária conduzidos pelo Iteral, junto ao Poder Judiciário, vai além do aspecto legal, abrangendo fatores sociais e econômicos.

“A entrega dos títulos de propriedade representa um passo importante no sentido da promoção da justiça social, à medida que garante o direito à moradia digna e contribui para a redução das desigualdades, ao estimular o desenvolvimento de comunidades que necessitam de maior atenção do Estado”, avalia o diretor-presidente da autarquia, Jaime Silva.

Segundo ele, o Instituto de Terras enviou 205 títulos para registro no cartório de Delmiro Gouveia, e está próximo de encaminhar outros 500 para cartórios de Poço das Trincheiras e Girau do Ponciano. Os três municípios serão os próximos a serem contemplados pelo programa lançado em Pão de Açúcar, no mês de janeiro. Na ocasião, 97 agricultores familiares pão-de-açucarenses foram beneficiados.

Flexeiras, Joaquim Gomes, Messias, Murici, Novo Lino, Pindoba, São José da Laje e São Luís do Quitunde, também integram a lista de cidades incluídas na primeira etapa de execução do Rural Legal.

Por Agência Alagoas

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

Na busca para reeleger-se, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, precisa

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

Com o objetivo de ajudar tabagistas a se livrarem do vício em cigarros, o

STF volta a julgar recurso de Collor para anular condenação por corrupção na Lava-Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a movimentar o processo em que o ex-presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *