sábado 23 de novembro de 2024

Coletivo Roda de Coco fortalece cultura alagoana com apresentações na Ponta Verde

A programação já está fechada até o mês de julho, numa demonstração de que o trabalho vem sendo bem recebido pelos produtores culturais, artistas e intelectuais da cidade

23 de abril de 2024 8:42 por Da Redação

Foto: Wladymir Lima

No coração do bairro de Ponta Verde, a Praça Freitas Cavalcante é o palco utilizado pelo Coletivo Roda de Coco, todas as segundas-feiras. O idealizador do projeto é o artista Rogério Dyaz. Há um ano e dois meses o local se transformou num ponto de difusão de cultura popular.

A concentração ocorre em frente ao trailer Suco de Cana. A Roda de Coco tem reunido músicos, artistas visuais, professores universitários, atores, pesquisadores, escritores e também moradores do bairro.

Rogério Dyaz, parceiro e amigo de infância de Fagner Dübrown, foi o primeiro a ser convidado para iniciar a roda. Outros artistas foram convidados, como Gabriela Cravicanela e Marvin Silva.

Em pouco mais de um ano, aconteceram 50 rodas com a participação de mais de 70 convidados. O principal meio de comunicação tem sido as transmissões pelas redes sociais.

A programação já está fechada até o mês de julho, numa demonstração de que o trabalho vem sendo bem recebido pelos produtores culturais, artistas e intelectuais da cidade.

“A cidade precisa discutir a sua cultura, a Roda de Coco se presta a esse papel. Os números falam por si, o crescimento é fruto do trabalho coletivo que vem ganhando força”, afirma o músico Rogério Dyaz.

Foto: Wladymir Lima

Artistas nascido na periferia

Os músicos Rogério Dyaz e Fagner Dübrow têm se apresentado em várias cidades brasileiras, constituindo a dupla Poesia Musicada no Pandeiro. Em um segundo momento, foi incorporado ao grupo o músico Marvin Silva.

Dyaz e Dübrown têm em seus currículos a participação em shows do cantor Gabriel Pensador, um deles na abertura Festa Literária de Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Com Selma do Coco, famosa artista pernambucana, se apresentaram em vários shows. Os anos de estrada têm ensinado que é das raízes mais profundas que brotam ritmos e gêneros musicais que constituem a identidade cultural do povo.

Quintal Cultural e Quintal do Coco

O músico Rogério Dyaz, durante a década de noventa, transformou o quintal da sua casa, no bairro do Bom Parto, num espaço de atividades culturais para as crianças e jovens do bairro. O Quintal Cultural serviu como um teatro aberto à comunidade.

A nova empreitada é o Quintal do Coco no bar Giramundo, no bairro portuário de Jaraguá. Irrequieto, o músico abre mais uma frente de trabalho levando o coco para compor a estética da cidade de Maceió.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

23 de abril de 2024 8:42 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

23 de abril de 2024 8:42 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

23 de abril de 2024 8:42 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

23 de abril de 2024 8:42 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

23 de abril de 2024 8:42 por Da Redação A mineração predatória que a

23 de abril de 2024 8:42 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

23 de abril de 2024 8:42 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

23 de abril de 2024 8:42 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *