sexta-feira 18 de outubro de 2024

As ameaças tóxicas dos drones

Com tristeza, afirma-se que se avizinha um continuado banho de perigosos venenos, em nosso meio ambiente e, sobretudo, cursos d‘águas, veículos naturais da disseminação desses resíduos tóxicos

13 de maio de 2024 6:32 por Da Redação

Reprodução

É inegável o avanço que os drones significam para a atividade agropecuária. Uma tecnologia que facilitará a execução de tarefas e diminuirá custos, inclusive, ambientais. Semeadura aérea, controle biológico, levantamentos diversos que auxiliarão nas decisões dos agricultores, aplicações de biofertilizantes e uma série de operações essenciais na agricultura.

Já se afirmou que a tecnologia é uma faca de dois gumes. Pode ser utilizada para o bem ou para o mal. Assim será com os drones? Infelizmente é o que se prenuncia, pelo menos, na aplicação indiscriminada de agrotóxicos, embora, existam normativos reguladores da prática.

Alagoas detém características socioambientais diferenciadas de outros estados. Sua densidade demográfica é a quarta do país. Acrescente-se outro dado, nessa mesma direção: é o estado de maior densidade urbana do Brasil, sendo 23 vezes mais denso que Tocantins, o último nessa classificação. Se atravessarmos o estado, saindo de Maceió, até a tríplice fronteira no Alto Sertão, não encontraremos vazios demográficos, com distância superior a 20 quilômetros.

Outro fator que nos torna diferente dos demais estados nordestinos: a exuberante oferta de corpos d’água em nosso território. Mesmo a região semiárida é cercada por portentosas reservas hídricas: o rio São Francisco e o Canal do Sertão. Essas condições aumentam a vulnerabilidade da população e do meio ambiente, com relação à contaminação, pelos agrotóxicos, notadamente, com a pulverização aérea. Se já dispúnhamos de poderosa frota de aviões agrícolas, para esse fim, surgem os drones para agravar o descontrole dessas aplicações de venenos. O comércio desses equipamentos e de seus serviços floresce no Estado.

Os drones chegaram com um potencial incalculável de riscos à saúde humana e ambiental. Teremos dezenas dessas aeronaves a despejar venenos sem que o poder público, em suas diversas instâncias, apresente condições estruturais de bem desempenhar suas funções, nessa questão, coibindo abusos e fiscalizando a comercialização e a correta aplicação por drone. Com tristeza, afirma-se que se avizinha um continuado banho de perigosos venenos, em nosso meio ambiente e, sobretudo, cursos d‘águas, veículos naturais da disseminação desses resíduos tóxicos. Assim sendo, além da exposição a esses tóxicos pela deriva das pulverizações, a contaminação das águas para irrigação e consumo humano e animal é uma possibilidade concreta, pela notória ausência do estado nesses aspectos.

Contestações a essas observações, certamente, surgirão com veemência, por parte dos que defendem a tecnologia. Cabe ao governo mediar esse conflito de opiniões, apresentando medidas que evitem mais essa ameaça à vida, sobremodo, na fiscalização e no aparato laboratorial que monitore esses resíduos.

Fugindo das radicalizações desnecessárias, não se encontram alternativa à essa ameaça, senão com a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos em Alagoas. Sigamos a União Europeia que desde 2009, proibiu essa prática, em seus países. Também, o estado do Ceará, que em 2.018, baniu essas chuvas de venenos de seus céus. Ainda, 17 municípios brasileiros que fizeram o mesmo, em suas superfícies.

Chega de chuvas de venenos! Não à pulverização aérea de agrotóxicos em Alagoas!

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

13 de maio de 2024 6:32 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

13 de maio de 2024 6:32 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

13 de maio de 2024 6:32 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

13 de maio de 2024 6:32 por Da Redação A mineração predatória que a

13 de maio de 2024 6:32 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

13 de maio de 2024 6:32 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

13 de maio de 2024 6:32 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

13 de maio de 2024 6:32 por Da Redação Na busca para reeleger-se, o

1 Comentário

  • A manchete parece isentar os fabricantes de agrotóxicos, as pessoas que os compram e usam, e os manobristas do aparelho, pondo a culpa a esse ente inanimado e inimputável chamado Drone. Quem sabe, para os possiveis apenados por esse tipo de transgressão, serão construídos hangares para depósito é não presídios…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *