5 de fevereiro de 2025 6:56 por Da Redação

Uma equipe do Instituto Biota de Conservação realizou o resgate de Cágados no Riacho Salgadinho, nesta quarta-feira (05/02), em Maceió, junto à equipe do IMA. Vinte e três animais foram resgatados, alguns retirados da água, alguns na pista e outros estavam soterrados.
Apesar de não ser uma espécie-foco do Biota, o apoio foi dado, atendendo a uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPAL), órgão com o qual o Biota tem um Termo de Cooperação Técnica firmado (Nº 13/2024). Os Cágados foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama/IMA, onde irão receber o tratamento adequado.
Orientação
Circulou um vídeo nas redes sociais de um homem colocando um Cágado de volta no riacho. A orientação para a população é que não faça isso, pois os bichos estavam tentando fugir da correnteza para se salvar.
Cágados no Riacho Salgadinho
A espécie de Cágado-de-barbixa (Phrynops geoffroanus) já havia sido registrada no local pelo presidente do Biota, biólogo Bruno Stefanis, em 2021. Na época, chegou a ser debatida a necessidade de realizar um censo para saber a situação desses animais no riacho e um possível resgate devido às obras.

“Essas chuvas fortes trouxeram à tona a necessidade de dar atenção à esses animais. É preciso fazer um estudo urgente sobre a situação dessa espécie no Riacho Salgadinho para que medidas de proteção sejam tomadas. Também é importante saber se a obra que está sendo realizada no local vem causando impacto entre essa população de Cágados”, afirmou o presidente do Biota, Bruno Stefanis.
Por Assessoria