27 de fevereiro de 2020 5:37 por Marcos Berillo
Em Maceió para a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020, os bispos do Regional Nordeste II visitaram, nesta quinta-feira, 27, os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, que sofrem com afundamento do solo.
Estudos do Serviço Geológico Nacional apontam o colapso das minas de sal-gema exploradas pela Braskem como causa do problema, porém, a empresa nega a responsablididade.
Segundo o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, os próprios bispos pediram a visita. “Eles souberam do que está acontecendo e vieram conversar com as pessoas, e prestar solidariedade”, explicou.
Além da assistência espiritual – “as pessoas permanecem firmes e fortes em oração, e estamos dando toda assistência necessária”, disse Antônio Muniz –, os bispos percorreram as ruas, conversaram com os moradores que ainda estão nos bairros e ouviram relatos.
Os religiosos se impressionaram com algumas cenas que viram. “Em uma casa estava escrito ‘Aqui morou uma família’, em outra a palavra ‘Justiça’. Isso tocou meu coração. São pessoas que estão deixando suas vidas, seus sonhos, sem a perspectiva de um futuro”, afirmou o presidente do Regional, o bispo de Garanhuns/PE, Dom Paulo Jackson.
Para ele o nosso olhar não deve ser apenas de solidariedade, mas também um olhar institucional. “A natureza cobra os anos de exploração indevida, que levaram a essa situação. E devemos estar atentos, enquanto pastores, para cobrar medidas e providências necessárias para essas famílias”.
Campanha da Fraternidade
Os bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) se reunirão em Maceió para a abertura regional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020. O evento, que ocorre nesta sexta-feira, 28, dentro das comemorações pelos 100 anos de criação da arquidiocese alagoana, marca o início oficial da CF também nos Estados da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.]
Este ano, a CF tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Portanto, inspirada na parábola do Bom Samaritano e na vida da primeira santa brasileira, santa Dulce dos Pobres, a Igreja Católica quer estimular a caridade e o cuidado com a vida.
Programação
Seguindo nessa linha, a abertura regional da CF será realizada a partir das 14h, no auditório do Colégio Santa Madalena Sofia, bairro do Farol, os bispos junto com outros representantes do clero e leigos conhecerão exemplos concretos de solidariedade promovidos pela Arquidiocese de Maceió.
Além do trabalho realizado pelos membros da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro do Pinheiro, com os moradores atingidos pelo problema no solo na região, também será apresentada a história da Federação Recriar, entidade que reúne as comunidades terapêuticas alagoanas responsáveis pela assistência a dependentes químicos desde o tratamento até a reinserção social.
Ainda no período da tarde, o professor doutor em filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Anderson de Alencar Menezes e o doutorando em psicologia, o psicólogo clínico Amilton Júnior Amaranto, debaterão em uma mesa-redonda o tema “Feridas que machucam e ameaçam a vida”.
Concluída a primeira parte da abertura regional da CF2020, bispos, padres, religiosos, diáconos e leigos seguirão, às 18h, em procissão até a Catedral Metropolitana de Maceió onde participarão da Santa Missa. A solenidade está marcada para as 19h.