sexta-feira 29 de março de 2024

Cooperativa de pequenos agricultores organizados é referência em Maragogi

16 de abril de 2021 8:45 por Geraldo de Majella

Há 23 anos a Associação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus iniciou um trabalho nos assentamentos rurais no município de Maragogi, região Norte de Alagoas. A iniciativa das religiosas tinha como principal desafio levar dignidade e cidadania ao povo do campo. Com visitas regulares aos assentamentos, as irmãs foram pouco a pouco conquistando a confiança dos camponeses, que podiam a partir dali vislumbrar novas perspectivas e mudanças em suas vidas. Deu certo e o trabalho social cresceu e se tornou referência.

Em 2001, graças à confiança adquirida e ao apoio de Organizações Não-Governamentais italianas, foi viabilizado o projeto “Pequenos agricultores organizados” (Peagro), que tinha como objetivo tornar os trabalhadores rurais em agricultores. Condições para organização no campo, assistência técnica, projetos para melhorar a produção e a comercialização de frutas, verduras, hortaliças e de pequenos animais, além de fortalecer o espírito cooperativo, são ações concretas da iniciativa da Associação das Irmãs, criada em 1997, e do Projeto Peagro.

Assentados transformaram de vida graças ao trabalho na cooperativa

Os avanços não pararam por aí. Em 7 de setembro de 2003, o projeto Peagro deu um passo importante para a concretização de seus objetivos: o surgimento da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro). A entidade de natureza jurídica, surgiu com a idéia de que somente cooperando é que os trabalhadores podem melhorar suas vidas. A Coopeagro, conquistou pequenos grupos que moram em sete dos 14 assentamentos rurais de Maragogi e atualmente conta com o compromisso de 61 sócios.

Atuação

Irmãs levaram ação social, dignidade e cidadania para camponeses de Maragogi

Os organizadores entendem que essas famílias necessitam ser ajudadas, num primeiro momento por intermédio dos sócios da Coopeagro e das irmãs, e, posteriormente, pelos profissionais competentes, numa tentativa de despertá-los para a importância de permanecerem na terra e dela tirar tudo o que precisam para uma vida digna.

São objetivos da Coopeagro:

– viabilizar o processo de industrialização da produção agrícola, pecuária

e do artesanato;

– proceder à comercialização dos produtos “in natura” e dos produtos

Industrializados.

Produção

Na Coopeagro também é produzido mel de abelha

De acordo com o responsável técnico da Coopeagro, José Luiz Tavares, a cooperativa tem 135 cooperados,  300 hectares de área, agricultores familiares , assentados da reforma agrária do município de Maragogi. A            produção é de 30 toneladas de polpa de fruta, fornecida para as prefeituras de Maribondo, Taquarana, Capela, Cajueiro, Maceió, São Luís do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Maragogi, Pilar e Atalaia, além dos restaurantes universitários da Ufal e o Exército brasileiro

A Coopeagro também fornece polpa de frutas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). E em Pernambuco, para supermercados, mercadinhos  hotéis, pousadas e restaurantes da região sul até Recife. Dispõe de um engenheiro agrônomo e um técnico agrícola. Sua capacidade de armazenamento de produtos em sua câmara fria é de 40 toneladas, e comercializa também mel de abelha.

A cooperativa tem à frente de sua direção filhos dos primeiros sócios, que assumiram o comando e tocam o trabalho com a mesma determinação dos pais. Lucian David do Rêgo, é o diretor-presidente; Claudemir José da Silva, é diretor-secretário e Valdemir dos Santos, diretor-financeiro

*Com informações da Coopeagro

http://www.coopeagro.org/contato.htm

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

16 de abril de 2021 8:45 por Geraldo de Majella O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

16 de abril de 2021 8:45 por Geraldo de Majella Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

16 de abril de 2021 8:45 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

16 de abril de 2021 8:45 por Geraldo de Majella A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

16 de abril de 2021 8:45 por Geraldo de Majella A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

16 de abril de 2021 8:45 por Geraldo de Majella Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

16 de abril de 2021 8:45 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

16 de abril de 2021 8:45 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *