sexta-feira 10 de maio de 2024

Covid-19: Sesau diz que Alagoas terá aumento de transmissão por mais 20 dias

28 de maio de 2020 5:59 por Marcos Berillo

Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres | Agência Alagoas

O alagoano terá que enfrentar mais 20 dias de aumento na curva de transmissão do novo coronavírus. Com o registro médio de 400 novos casos por dia, o estado enfrenta o grave risco de ver a rede de saúde entrar em colapso total.

O alerta é do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, que fez a previsão durante entrevista à mídia, na tarde desta quinta-feira (28). A causa, explicou ele, está no baixo índice de adesão às normas do isolamento social.

“Segundo os especialistas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que estão acompanhando os dados epidemiológicos com muita atenção, os próximos 20 dias serão de aumento na curva”, alertou o secretário.

Ele explicou que os números têm ultrapassado a média diária de 400 casos “pela ampliação da testagem – seja no Lacen seja nos municípios e nas centrais de triagem por meio dos testes rápidos –, mas também pelo avanço da transmissão do vírus”.

Sem considerar o incremento na realização de diagnósticos, a principal razão de fato para o crescimento incessante do contágio está no desrespeito às regras de isolamento social. “Temos percebido e identificado que uma parte dos cidadãos ainda insiste em desconhecer a gravidade do vírus. Isso faz com que a transmissão em Alagoas aumente cada vez mais”, reafirma Alexandre Ayres, ressaltando que quanto maior a taxa de transmissão mais rapidamente aumentam os riscos de colapso da rede hospitalar.

Hospital da Mulher se aproxima do colapso

Hospital da Mulher, em Maceió | Agência Alagoas

O secretário alertou para a perspectiva de esgotamento de leitos do Hospital da Mulher, já no próximo fim de semana. “O Hospital da Mulher tem trabalhado com a sua capacidade total”, informa. De acordo com o Boletim de Ocupação de Leitos emitido nesta quinta-feira pela Sesau, a taxa de ocupação na unidade chegou a 90% nos leitos de UTI e a 78% nos leitos clínicos.

A situação é atenuada com a abertura praticamente diária de novos leitos. “Todos os dias nós temos buscado novas oportunidades para ampliar o número de leitos clínicos e de UTI para a população. Inclusive, para que o Hospital da Mulher aumente a capacidade de leitos de UTI, nós destinamos cinco dos quinze respiradores que chegaram do Ministério da Saúde”, anuncia Alexandre Ayres.

A unidade foi adaptada no início da pandemia para se tornar o principal centro de referência no tratamento para Covid-19 na capital alagoana. No total, foram disponibilizados 40 leitos de UTI para adultos e mais 10 de leitos pediátricos de UTI. “Agora, iremos instalar mais equipamentos e passaremos a ter 45 leitos de UTI para adultos”, aponta.

“O caso do Hospital da Mulher é um exemplo de demonstração de solidariedade por parte da equipe de saúde, que tem feito um belo trabalho nesse enfrentamento à Covid-19”, finaliza.

Com Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

28 de maio de 2020 5:59 por Marcos Berillo Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

28 de maio de 2020 5:59 por Marcos Berillo O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

28 de maio de 2020 5:59 por Marcos Berillo Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

28 de maio de 2020 5:59 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

28 de maio de 2020 5:59 por Marcos Berillo A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

28 de maio de 2020 5:59 por Marcos Berillo A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

28 de maio de 2020 5:59 por Marcos Berillo Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

28 de maio de 2020 5:59 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *