8 de junho de 2020 9:16 por Geraldo de Majella
O governador Renan Filho e o secretário da fazenda George Santoro, não perderam um dia sequer, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, para continuar tocando o projeto de privatização da Casal. A discussão não é privatização versos concessão, pouco importa, isso é uma filigrana jurídica para atenuar a repercussão negativa.
O resultado desse modelo é sabido, os trabalhadores são as primeiras vítimas, ao perderem os seus empregos. Foi assim que ocorreu com a privatização da Ceal. A Equatorial, empresa que comprou a Ceal, nos primeiros dias, anunciou um programa de demissão voluntária e milhares de trabalhadores foram demitidos.
Ainda sobre o modelo: a Casal que é rentável será entregue ao concessionário por 35 anos. Mamão com açúcar, e mais uma linha de financiamento do BNDES de 2,6 bilhões. Maceió e cidades do entorno garantem receitas que mantém o sistema de tratamento e abastecimento de água de Alagoas.
A grande engenharia empresarial arquitetada pelo governador e pelo secretário da fazenda é privatizar o patrimônio público com linha de financiamento garantida por um banco público, o BNDES.
As cidades do interior de Alagoas, vão continuar com a Casal, exatamente a parte da companhia que é pouco rentável, essa parte, claro, não interessa ao mercado. O governo de Alagoas é quem vai continuar administrando.
Abastecimento de água é serviço estratégico e deve ser administrado pelo Estado, no mundo inteiro é assim, em muitos lugares onde houve privatização do serviço, hoje, vem sendo estatizado. Alagoas, vai no sentido contrário.
Renan Filho, ardilosamente aproveita a pandemia e passa o rolo compressor no patrimônio público. A Casal é a única empresa estatal que restou depois da derrocada do estado de Alagoas, com o fatídico Acordo dos Usineiros.
Quem vai ganhar com essa venda, além dos empresários? A população alagoana certamente não será. Essa pergunta precisa ser respondida.
Fiquem certos de que a maldade dessa gente é uma arte!
2 Comentários
É crime! É crime! Povo alienado vai englolir mais essa. Menos de 40% de saneamento e entregamos a Casal? Povo acomodado, medroso, preguiçoso, aburguesado! Engula mais essa. A vingança, é que essa classe média da Globo vai se ferrar tb.
Arte é descontextualizada de maldade.