sábado 27 de abril de 2024

Prefeitura concede nova licença ambiental à Braskem e assusta moradores do Pinheiro

9 de abril de 2021 5:11 por Thania Valença

Os maceioenses que permanecem em suas casas, no Pinheiro e demais bairros afetados pela mineração da Braskem, estão temerosos de que a indústria esteja se preparando para retomar as atividades de exploração de sal-gema, naquela região, com autorização da Prefeitura de Maceió.  As operações estão suspensas desde novembro de 2019, quando o afundamento do solo e os tremores de terra atingiram níveis de catástrofe ambiental.

Nessa data, a petroquímica apresentou à Agência Nacional de Mineração (ANM) e demais autoridades medidas para o encerramento definitivo da extração de sal e fechamento de seus poços em Maceió.

Petroquímica anunciou encerramento da extração de sal-gema em novembro de 2019

Foi uma publicação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), na edição de hoje, 9, do Diário Oficial do Município (DOM) que despertou a atenção dos maceioenses, alimentando as suspeitas dos moradores de que as atividades de exploração do sal-gema continuam.

A publicação tornou público que a Sedet deu duas autorizações ambientais em favor da Braskem S.A para extração de sal-gema. Veja a íntegra do texto do DOM, publicado na edição Nº 6176, página 7:

A SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E MEIO AMBIENTE – SEDET, torna público que concedeu a Autorização Ambiental de IMPLANTAÇÃO N°. 015/2021, com prazo de validade de 02(dois) anos, nos autos do processo administrativo n° 03100.017289/2021, em favor de BRASKEM S/A, CNPJ n.º 42.150.391/0020-33, localizado na AV. MAJOR CÍCERO DE GOES MONTEIRO, S/N, bairro: BEBEDOURO – MACEIÓ/AL, para a atividade principal: EXTRAÇÃO DE SAL- GEMA do empreendimento denominado: CANTEIRO DE OBRAS Z2, endereço do empreendimento: AV. MAJOR CÍCERO DE GOES MONTEIRO, S/N, bairro: BEBEDOURO, MACEIÓ/AL.

O edital é assinado pelo engenheiro Pedro Vieira, ex-prefeito de Maceió e atual secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, e pelo secretário –adjunto, Ismar Macário Pinto Júnior. O fato repercutiu negativamente nos bairros do Pinheiro, Mutange, Sanatório,  Bebedouro e parte do Farol, atingidos pelo afundamento do solo e por tremores de terra, com  moradores e comerciantes atingidos procurando orientação e se queixando de prejuízos.

Em nota enviada à redação do 082noticias.com, a  Sedet informou que a Prefeitura de Maceió não está licenciando nenhuma atividade de extração de sal-gema. “A autorização concedida à Braskem trata-se do licenciamento de dois canteiros administrativos, referente à instalação de uma empresa que vai promover a demolição de residências e construções nos bairros Pinheiro e Bebedouro” – diz a nota.

Ruas afundam em decorrência da extração por mais de 40 anos

O diretor de relações institucionais da Braskem S.A, jornalista Milton Pradines, negou a retomadas das operações de mineração, ou seja, de retirada de sal-gema dos poços nas áreas atingidas. A petroquímica retomou a produção de cloro-soda e dicloroetano em Maceió em fevereiro último, com sal-gema importado do Chile.

Segundo o vice-presidente industrial da empresa, Marcelo Cerqueira, para receber a matéria-prima importada a Braskem investiu R$ 60 milhões.

Ao divulgar junto a seus investidores e ao mercado financeiro o retorno da operação, a Braskem revelou que está pesquisando outros pontos no estado para a exploração dessa matéria-prima. O anúncio, chamado fato relevante, informou ainda que a extração em Alagoas não será feita mais em área urbana para evitar novos acidentes.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

9 de abril de 2021 5:11 por Thania Valença Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

9 de abril de 2021 5:11 por Thania Valença O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

9 de abril de 2021 5:11 por Thania Valença Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

9 de abril de 2021 5:11 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

9 de abril de 2021 5:11 por Thania Valença A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

9 de abril de 2021 5:11 por Thania Valença A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

9 de abril de 2021 5:11 por Thania Valença Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

9 de abril de 2021 5:11 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *