terça-feira 14 de maio de 2024

Governo fará “repescagem” para vacinar quem não compareceu aos postos

14 de abril de 2021 8:23 por Thania Valença

Antes de iniciar a vacinação de pessoas com menos de 60 anos, o governo de Alagoas que assegurar a vacinação de todas as pessoas que, com idade acima dessa, ainda não foram imunizadas. Na luta contra essa arrasadora pandemia, as autoridades de saúde ainda têm que enfrentar aqueles que se recusam a receber o antídoto que previne a infecção pelo coronavírus, seja por razões ideológicas, seja por desconhecimento.

Com a expectativa de receber nesta quinta-feira, 15, aproximadamente 120 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, o governo alagoano espera iniciar, nos próximos dias, a vacinação das pessoas com menos de 60 anos de idade, priorizando àqueles com comorbidades. Mas antes, anuncia o governador Renan Filho, o estado pretende fazer uma nova chamada para as pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19, mesmo tendo idade para isso.  É um processo que ele chamou de “repescagem” dentro do Plano Estadual de Vacinação.

No combate à pandemia Covid-19, o objetivo é “não deixar nenhum alagoano para trás”.

Governador disse que nenhum alagoano deve ficar sem vacina
Foto: Agência Alagoas

Um dos argumentos em defesa da vacinação é destacar a importância social da vacina que, além da proteção individual cada indivíduo contribui para a chamada imunidade de rebanho, protegendo indiretamente aqueles que não podem ser vacinados, como as mulheres grávidas.

“Vamos fazer uma nova chamada para essas pessoas, por isso destinaremos uma quantidade dessas vacinas para isso e o restante destinaremos para o início da vacinação das pessoas com menos de 60 anos, com comorbidades, e algumas categorias, especialmente a educação e a imprensa”, afirmou Renan, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 14, no Palácio República dos Palmares, no Centro, em Maceió.

Segundo ele, estão sendo concluídos os preparativos para divulgação de um cronograma de vacinação das pessoas com menos de 60 anos, com prioridade para as pessoas com comorbidades. “Esperamos, decisivamente, que o Brasil cumpra o cronograma de entrega das vacinas”, enfatizou Renan Filho.

De acordo com ele, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai dialogar com o Conselho Regional de Medicina (CREMAL), para averiguar o antecedente de tratamentos de saúde dos doentes crônicos. A partir disso, o Estado vacinará inicialmente os portadores de comorbidades mais graves. A ideia também é associar idade à comprovação da existência da comorbidade e, assim, estabelecer a ordem de prioridade para a imunização.

“A gente vai priorizar as pessoas com comorbidades por idade. Se você tem um indivíduo que possui diabetes e tem 59 anos, ele tem que ser vacinado antes de um que tem 35, porque o de 59 tem mais riscos”, ponderou o governador.

Ainda de acordo com ele, do lote de 120 mil doses que deve ser enviado a Alagoas pelo Ministério da Saúde ainda esta semana, cerca de 75% será do imunizante da AstraZeneca.

Com Agência Alagoas

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

14 de abril de 2021 8:23 por Thania Valença Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

14 de abril de 2021 8:23 por Thania Valença O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

14 de abril de 2021 8:23 por Thania Valença Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

14 de abril de 2021 8:23 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

14 de abril de 2021 8:23 por Thania Valença A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

14 de abril de 2021 8:23 por Thania Valença A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

14 de abril de 2021 8:23 por Thania Valença Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

14 de abril de 2021 8:23 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *