sexta-feira 26 de abril de 2024

Flagrante: vídeo mostra empresa despejando entulho na principal avenida do Polo Luiz Cavalcante

18 de maio de 2021 11:08 por Da Redação

O Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, no Tabuleiro dos Martins, em Maceió, continua sofrendo com a ação danosa de pessoas e empresas que despejam ali entulhos diversos e lixo comum. O problema tem sido motivo de reclamação constante das empresas instaladas, que sofrem com mau-cheiro, pragas e alagamentos, principalmente em período chuvoso.

Além dos problemas estruturais, decorrentes da falta de manutenção dos equipamentos públicos, como ruas esburacadas e enchentes por assoreamento das lagoas da Coca-Cola e do Salvador Lyra, o despejo irregular de lixo é apontado pela Associação das Empresas do Distrito Industrial (Adedi) como um dos fatores que estão levando indústrias a deixarem o Polo Luiz Cavalcante.

Desse modo, a área destinada à implantação de empresas para gerar empregos e renda na capital alagoana, promovendo assim seu desenvolvimento econômico, está ruindo por abandono do poder público. No tocante ao lixo, trata-se de uma ação simples, de baixo custo. Além da coleta, a Adedi pede que haja fiscalização e punição para o descarte irregular, que é diário.

Veja flagrante, registrado na manhã desta terça-feira, 18, quando a empresa Bio Digital  joga lixo na principal avenida do Polo Multissetorial Luiz Cavalcante.

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) oferece diversos serviços para a coleta de resíduos e recicláveis, como os Ecopontos, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e Coleta Seletiva porta a porta em algumas regiões. Segundo a Sudes, atualmente, 180 pontos crônicos de descarte irregular estão mapeados, e deles já foram recolhidas 33 mil toneladas de resíduos somente neste primeiro trimestre. Latas, garrafas pets, sacolas plásticas e móveis inservíveis, como sofás, colchões e até vasos sanitários estão na lista do material recolhido.

Denúncia

Vale ressaltar que o Código Municipal de Limpeza Urbana estabelece multa para o descarte de resíduos em vias públicas ou áreas verdes. Os valores vão de R$ 120 a R$ 30 mil, de acordo com a gravidade do caso. As multas são válidas para cidadãos e empresas flagrados.

Além de evitar o descarte irregular de lixo, a população também pode colaborar por meio de denúncias para punir infratores. Basta ligar para 0800 082 2600 ou enviar fotos e vídeos pelo Whatsapp 98802-4834.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

18 de maio de 2021 11:08 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

18 de maio de 2021 11:08 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

18 de maio de 2021 11:08 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

18 de maio de 2021 11:08 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

18 de maio de 2021 11:08 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

18 de maio de 2021 11:08 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

18 de maio de 2021 11:08 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

18 de maio de 2021 11:08 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *