sexta-feira 26 de abril de 2024

Um dia, quem sabe, ainda vão vestir o CRB com azul!

14 de junho de 2021 7:17 por Nivaldo Mota

 

 

Mesmo com o absurdo do título do artigo em voga, mas só falta isso mesmo para definir o desprezo que atual gestão comandada por Mário Marroquim tem com relação ao uniforme do CRB de número um.

Os torcedores, em sua grande maioria, pode achar isso tudo uma grande tolice, besteira do cronista, mas não é assim meus caros, uma camisa é a identidade de um clube, suas cores, seu padrão estabelecido desde sempre!

As adequações feitas ao longo de mais de um século na camisa Regatiana, alteraram aquela do princípio de sua fundação, antes era a branca com a listra vermelha e o nome do clube, CRB, bem no meio, onde hoje fica o escudo.

No futebol, o escudo sempre foi esse, algum tempo atrás se colocou na camisa o escudo do remo, esporte que fundou o CRB. Mas no geral, o padrão sempre foi o branco, listra vermelha horizontal e o escudo no meio, calções brancos e em determinados momentos os meiões foram pretos, depois se passou para o branco.

Bom, o problema é cultural e histórico, a meu ver as mudanças se deram mais por influências dos times que impressionavam pelo futebol e se tivesse a cor vermelha foi sendo copiado. Camisas iguais ao América do Rio de Janeiro, Náutico do Recife, Internacional, até da Croácia foi imitado por aqui, verdadeira papagaiada!

Por isso não seja surpresa um dia qualquer, chegar um presidente todo poderoso, supra sumo da alagoanidade e propor detalhes em azul na camisa do CRB, para mostrar sua devoção ao Estado de Alagoas e suas cores do seu pavilhão, vermelho, branco e azul.

E já foi possível isso, sabe aonde, no voleibol, não faz muito tempo, duas décadas atrás, o CRB firmou convênio com o Colégio Marista que é azul, eu vi com estes olhos aqui, no Colégio Sacramento, o time de voleibol chegando com a camisa branca, com golas e mangas em azul e o escudo do CRB em vermelho. Eu chamei a atenção na hora, que é isso, a resposta de um dos garotos, foi o mandatário maior do voleibol que quis assim!

Sim, o Toroca, quis, fez e faz o que quer, como se o voleibol do clube fosse seu, algo particular, e nem presidente, nem este Conselho que só serve para manobras eleitorais, fizeram nada!

Cuidado torcedor do CRB, exigir o cumprimento das coisas não é nada demais, é um direito seu, o clube não tem donos ou um dono, ele é a paixão de todos nós!

Concordo quando o pesquisador e historiador do futebol, Walter Luís, levanta a tese que tanto o CRB, quanto o CSA, ao longo dos tempos, tiveram donos, não presidentes, e que uma das premissas básicas era respeitar o estatuto do clube, não passar por cima dele!

O mais ridículo é o tal Conselho, guardião disso tudo, não opina, não faz nada, balança a cabeça como catenga para o mandatário de plantão. Aquela camisa que o CRB jogou contra o Confiança é uma das mais horrorosas de toda a sua história.

Não sei de quem parte a ideia em renegar seu uniforme vistoso, um dos mais bonitos do mundo, mas que todos na diretoria comungam, não a voz que discorde e se discorda deve ser tão escondido que ninguém viu ou ouviu um questionamento sequer.

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

14 de junho de 2021 7:17 por Nivaldo Mota Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

14 de junho de 2021 7:17 por Nivaldo Mota O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

14 de junho de 2021 7:17 por Nivaldo Mota Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

14 de junho de 2021 7:17 por Nivaldo Mota A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

14 de junho de 2021 7:17 por Nivaldo Mota A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

14 de junho de 2021 7:17 por Nivaldo Mota A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

14 de junho de 2021 7:17 por Nivaldo Mota Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

14 de junho de 2021 7:17 por Nivaldo Mota A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *