sexta-feira 26 de abril de 2024

Aridez Paradoxal do Aquário

29 de junho de 2021 12:25 por Mácleim Carneiro

 

 

A função de programador musical, em uma rádio onde não existe a ingerência perniciosa do Jabaculê, vai muito além da simples escolha das músicas. Na verdade, é uma função muito interessante, pois permite propor uma estética musical a uma parcela significativa da comunidade. Assim, a cada música que escolho, implicitamente, estou dizendo: – Ei, eu acho esse som legal, gostaria que você ouvisse! Partindo desse princípio e com total liberdade de expressão, tenho no meu horário de programação, a cada bloco musical de 30 minutos, evidenciado a produção musical dos artistas locais, no mínimo, com um deles em cada bloco. Perdoe-me por esse extenso preâmbulo, mas se fez necessário a um melhor entendimento do que vem a seguir.

 

Pois bem, certa vez, resolvi fazer uma experiência um tanto infantil, cujo resultado foi decepcionante e desestimulador, por mais que eu admitisse a possibilidade de acontecer. Cansado de perceber a passividade e permissividade da nossa classe artística (especificamente a musical) e dos alagoanos “boanas”, decidi experimentar na prática uma forma de corroborar a teoria do efeito avestruz, que todos já conhecem. Daí, simplesmente, durante todo o mês de abril de 2008, no meu horário de programação, não programei nenhuma música dos artistas locais. Nenhuma! Absolutamente nada! E olha que estou me referindo ao universo de 57 artistas que, repito, à época, democraticamente, tinham e têm até hoje suas músicas executadas na programação que faço. Na pior das hipóteses, qualquer pessoa poderia supor que ao menos um deles, ou até mesmo alguns ouvintes, telefonaria para saber o que estava acontecendo. Qual o porquê da Educativa FM, de repente, no referido horário, não executar mais as músicas dos artistas locais. Ou então, numa atitude altruísta, em prol da coletividade, algum deles protestar pela exclusão da música alagoana na programação da única emissora que acolhe de braços abertos a nossa produção musical.

 

Não quero ser precipitado, rápido no gatilho, indo direto ao cerne da questão, onde adjetivos tipo passividade, leniência, permissividade, alienação e etc, etc., poderiam ser amplamente usados, para definir tal comportamento coletivo. Não! Antes, prefiro entender através de alguns vieses dessa questão. Todos, lamentáveis, é bem verdade.

 

Um deles, é que ninguém mais ouvia a Educativa, principalmente, no referido horário. Daí, sem audiência, não há questionamentos, e ponto. Outra hipótese, é de que qualquer um dos artistas, ao sintonizar a emissora e não ouvir mais a sua música, nem às músicas dos colegas, simplesmente, poderia ter pensado: foi obra do acaso, não dei sorte, foi o horário…E que se lixe o trabalho dos outros. Já o público ouvinte, este, prefiro deixar fora desse imbróglio. Afinal, não era e acho que jamais será parte tão interessada assim. Além do mais, na programação da Educativa, o artista alagoano, até pela qualidade da música que produz, não é segregado e entra na programação de igual pra igual com os grandes nomes da música brasileira, sem quebra de padrão. Portanto, nem sempre o ouvinte irá saber se é um artista local ou não, que está sendo executado.

 

O fato é que, durante todo aquele mês, não recebemos sequer um telefonema, e nas oportunidades em que estive pessoalmente com vários dos artistas que estão na playlist da Educativa, nenhum deles fez absolutamente qualquer tipo de comentário ou menção ao fato. Se atinaram para o que aconteceu, de tão silentes, coniventes e genuflexos aos fatos contraditórios à própria classe, já não reagiam mais, nem ao menos pela preservação da individualidade.

 

Desde a última vez em que preenchi a ficha de um hotel, não mais me considerei um compositor e sim um “propositor”. Descobri isso em audições e audições das obras daqueles que já fizeram tudo de bom nessa seara. Portanto, meu exercício é de propositor e, como tal, explicitei-o ao questionar nossos artistas, por meio da ausência de suas músicas na minha programação musical, na Rádio Educativa FM. Porém, descobri o que no meu íntimo não pretendia, embora já soubesse: de que adianta ser propositor na aridez paradoxal de um aquário?

(*) Mácleim Carneiro é jornalista, músico e compositor.

No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

29 de junho de 2021 12:25 por Mácleim Carneiro Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

29 de junho de 2021 12:25 por Mácleim Carneiro O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

29 de junho de 2021 12:25 por Mácleim Carneiro Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

29 de junho de 2021 12:25 por Mácleim Carneiro A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

29 de junho de 2021 12:25 por Mácleim Carneiro A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

29 de junho de 2021 12:25 por Mácleim Carneiro A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

29 de junho de 2021 12:25 por Mácleim Carneiro Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

29 de junho de 2021 12:25 por Mácleim Carneiro A Secretaria de Estado da

13 Comentários

  • Alheios e Alijados da vida, vivem como ave, baixa o bico pega o milho e Zé Fini.

    • Olá grande mestre Macleim Carneiro
      Sempre ótimo texto, coerente, pra reflexão. Feliz em saber desse novo espaço que sua pena especial vai nos deleitar com textos especiais! Aqui no meu exílio voluntário, triste com a partida do meu irmâo Rui Agostinho, mas, certo que sua presença no Aquário me fará presente nesses 10 ouvintes que tem o prazer de ouvi-lo. Muita paz muita luz e muita música!

      • Meu querido grande Ibys, obrigado pela gentileza, generosidade e força de sempre.
        Sim a ficha ainda não caiu direito para mim, sobre a morte do Rui.
        Espero que estejas bem e se cuidando aí, no se exilouinvoluntário.
        Grande abraço e, no +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!???

    • Faz todo sentido sim.
      Grande abraço e, no +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!???

  • Texto excelente, como sempre, do Macléim.
    Reflexão bem profunda, a respeito , até mesmo, da auto estima dos artistas e o qto de massacre e quase nenhuma valorização recebem.

    • Minha querida Tereza, acho que você, como sempre, foi no x da questão.
      Obrigado pela gentileza do seu comentário.
      No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!???

    • Essa aridez mental tragou a produção musical alagoana e brasileira de tal forma que nos deixa atônitos. Talvez haja sido essa desconstrução do bom gosto, um motivo a mais da apatia dos poucos ouvintes de nossa Educativa. Não “perceber” a musicalidade, a poesia, das músicas veiculadas de um modo geral, tem um tsunami avassalador, destruindo mentes e sentimentos. Seu experimento, infelizmente, confirmou o que já prevíamos.

      • Pois é, grande Ricardo, eu apenas ratifiguei o que não gostaria de ter ratificado. Mas os nossos 14 ouvintes continuam a ser muito especiais.
        Obrigado pela contratação do seu comentário.
        Grande abraço e, no +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!???

  • Acredito que já não residia em Maceió quando você tomou essa decisão e pôs em prática, pois sempre ouvi na Rádio Educativa as canções que construí, mesmo depois de não residir em Alagoas.
    Mas, a reflexão e o seu texto, Mácleim, é fundamental e pode ser um dos elementos de estudo para se organizar vários momentos de discussão sobre a veiculação ou não da música produzida em Alagoas nas rádios de Alagoas.

    • Como disse no escrito, grande Naldinho, foi apenas um experimento, porque a música produzida pelos artistas locais continua a ter o merecido espaço na Educativa FM, sobretudo, no meu horário de programação.
      Grande abraço e, no +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!???

  • Muito bom o texto, e como sempre vindo de você Macleim, o meu respeito.

    • Grande Fabito, obrigado pela gentileza do seu comentário.
      Grande abraço e, no +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!???

  • Parabéns pela nova empreitada Mácleim. Quanto ao fato no texto, várias das possibilidades que relatou como causas da falta de atitude dos artistas, podem ter ocorrido; além de outras…?. Mas não tenha dúvidas nem por um segundo, do serviço prestado ao grupo de ouvintes alagoanos que anseiam por boa música e principalmente, boa música alagoana. Grupo de ouvintes este, no qual me incluo?. Lembro ainda do ocorrido em outubro do ano passado, quando por alguns dias, a Educativa apresentou uma programação totalmente atípica, e em grande porcentagem, músicas internacionais. Naqueles dias, eu vinha acessando a rádio e reagi com uma carta ao Secretário de Comunicação…( o resto você deve lembrar). Naqueles dias, fiquei imaginando a falta terrível que a Educativa FM faria sem ser o que voltou a ser.?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *