sexta-feira 26 de abril de 2024

Primeiro paciente a receber transplante de fígado em Alagoas se recupera bem, em casa

Seu Jorge, de 57 anos, já está em casa, onde recebe todos os cuidados

30 de agosto de 2021 12:12 por Da Redação

Primeira cirurgia de transplante de fígado realizado na Santa Casa de Maceió | Assessoria

Primeiro paciente a passar por cirurgia de transplante de fígado em Alagoas, há três meses, um homem 57 anos, que sofreu 11 anos com uma cirrose, em decorrência de uma Hepatite B, recebeu alta hospitalar no último dia 14. Ele segue com os cuidados em casa, segundo informações da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, onde o procedimento foi realizado.

Por ser um procedimento complexo, a alta ocorre, geralmente, após duas semanas de cirurgia. Mas, neste caso, “Seu Jorge” passou um pouco mais de tempo internado devido a alguns fatores. Segundo o cirurgião Oscar Ferro, coordenador do Programa de Transplante de Fígado do hospital, durante a internação o paciente sofreu uma infecção pulmonar, que logo foi contornada. “Hoje ele está em casa, clinicamente bem, e evoluindo de forma satisfatória”, explica o médico.

O primeiro trimestre é considerado o período mais difícil para os transplantados, pois é quando pode ocorrer o maior número de rejeições e de complicações infecciosas. A partir do terceiro mês, o paciente passa por exames mensais por seis meses para o controle de sua evolução clínica e da situação do órgão transplantado. Com o tempo, esses exames tornam-se mais espaçados.

Slide 1
Slide 2
Oscar Ferro, cirurgião e coordenador do Programa de Transplante de Fígado da Santa Casa de Maceió | Assessoria

Para o pleno funcionamento do programa, a família de pacientes tem papel fundamental. A doação do órgão da mulher de 43 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), deu para Seu Jorge uma nova chance de vida.

“Mensagens por escrito deixadas pelo doador não são válidas para autorizar o procedimento. O processo de retirada de qualquer órgão só acontece após os familiares darem o aval da cirurgia, assinando um termo. O problema é que ainda existe a desconfiança de boa parte da sociedade de como o processo de captação acontece. Ele é feito com segurança e segue uma legislação, então o órgão só é retirado com a comprovação da morte encefálica por exames”, disse Ferro.

Ainda, segundo o cirurgião, a pandemia tem sido outro obstáculo. “Perdemos 6 ou 7 doações porque os doadores testaram positivo para a doença, o que inviabiliza que o órgão seja transplantado. Acredito que com a estabilização ou fim da pandemia, poderemos operar mais pessoas que necessitam, com urgência, do procedimento. Hoje temos 10 pessoas na lista de espera. Se aparecer um doador saudável, fazemos a cirurgia. Mas o número de doação está diretamente ligado ao desenvolvimento social do país. Quanto mais desenvolvido, mais doações são realizadas”, destacou.

Além de Oscar Ferro, a cirurgia de grande porte foi realizada pelo grupo formado pelos cirurgiões Felipe Augusto Porto e Leonardo Wanderley Soutinho, e pelos anestesistas Cira Queiroz e Danillo Amaral. Com o início das atividades do Programa de Transplante de Fígado, a Santa Casa de Maceió abraça todos os níveis de complexidade cirúrgicas com o transplante de rim e de coração.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

30 de agosto de 2021 12:12 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

30 de agosto de 2021 12:12 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

30 de agosto de 2021 12:12 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

30 de agosto de 2021 12:12 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

30 de agosto de 2021 12:12 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

30 de agosto de 2021 12:12 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

30 de agosto de 2021 12:12 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

30 de agosto de 2021 12:12 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *