sexta-feira 26 de abril de 2024

Atos pró-impeachment ganham fôlego e manifestação ocorre dia 12 de setembro

Ato é coordenado pelo MBL, mas, nomes da esquerda devem estar presentes

8 de setembro de 2021 12:42 por Da Redação

Ato pelo impeachment de Bolsonaro em São Paulo | Divulgação

 

Passados os atos pró-Bolsonaro do Sete de Setembro, grupos outrora aliados do presidente se articulam para ir às ruas contra Jair Bolsonaro, a favor do impeachment e “em defesa de uma terceira via”. O principal deles, o Movimento Brasil Livre (MBL) tem agendado para o domingo (12) um ato de rua na Avenida Paulista, em São Paulo, no qual são esperados, dentre outros nomes, os presidenciáveis Simone Tebet (MDB-MS), senadora, Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, Alessandro Vieira (Cidadania-SE), senador, e um dos fundadores do Novo, João Amoedo.

Durante o Sete de Setembro o presidente Jair Bolsonaro buscou mostrar força política para uma possível reeleição. Diante de apoiadores, tanto em Brasília, quanto em São Paulo, falou contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e especialmente o Ministro Alexandre de Moraes. As declarações contribuíram para acentuar um afastamento do Centrão e, até mesmo, movimentar negativamente o mercado financeiro que amanheceu com alta do dólar e queda na bolsa.

Slide 1
Slide 2

A articulação do MBL para o 12 de setembro começou a ser conduzida há mais de quinze dias em algumas capitais do eixo sudeste. Os integrantes da organização, no entanto, adiantam que o forte do ato ocorrerá na Paulista.

“Este é o grande objetivo da manifestação, especialmente depois dos atos de ontem. Na nossa leitura, a gente vê que o governo federal ficou enfraquecido por conta dos atos e partidos da base como PSDB, PSD, MDB e Solidariedade já sinalizam a favor do impeachment, o que demonstra a criação de um ambiente político para a pauta, o que é extremamente importante. Também é importante que a manifestação popular crie corpo”, disse o vereador Rubinho Nunes, da cidade de São Paulo, conhecido como “advogado do MBL”. Ele integra o PSL, antigo partido do presidente.

Um dos principais articuladores do MBL, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), acredita que os atos do Dia da Independência deixaram Bolsonaro “mais perto da cadeia”. “Todo o dinheiro – público, inclusive -, mobilização e gritos patrióticos fizeram Bolsonaro perder deputados da sua base mais fiel e ressuscitaram a possibilidade de cassação via Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, disse.

São aguardados também nomes mais próximos à esquerda, tanto de políticos como o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), quanto de celebridades como o artista Tico Santa Cruz. A expectativa é formar uma frente ampla. “Temos a expectativa de que o Tico Santa Cruz esteja conosco. Também estamos conversando com outras figuras do parlamento”, comentou o vereador Rubinho.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

8 de setembro de 2021 12:42 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

8 de setembro de 2021 12:42 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

8 de setembro de 2021 12:42 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

8 de setembro de 2021 12:42 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

8 de setembro de 2021 12:42 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

8 de setembro de 2021 12:42 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

8 de setembro de 2021 12:42 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

8 de setembro de 2021 12:42 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *