sexta-feira 26 de abril de 2024

Mais um gole

Acho bacana quando descubro o pensamento de alguém, cuja obra admiro e respeito, em consonância com o meu ponto de vista.

1 de outubro de 2021 8:29 por Mácleim Carneiro

 

 

Como quem sabe o que escreve, ou não, sou eu mesmo, então, resolvi trazer uma questão que acho interessante. Certa vez, em um artigo, teci comentários sobre a minha percepção do tempo e de como, embora útil, fracioná-lo foi uma grande mancada da humanidade. Pois bem, quando eu ainda lia a única coisa que me parecia restar de boa na revista Veja, os artigos do Roberto Pompeu de Toledo, no artigo ‘Alívio! Nunca Mais Nunca Antes’, da edição 22199 – daquela que já disseram ser a maior revista americana escrita em português –, percebi uma sintonia com o que eu havia escrito no referido artigo. Sobretudo, quando ele escreveu que “o ano novo é, e sempre foi, uma fraude. Nenhuma trama se fechou.” Acho bacana quando descubro o pensamento de alguém, cuja obra admiro e respeito, em consonância com o meu ponto de vista. Além disso, mostra que as ideias estão soltas no universo, captá-las independe de fronteiras, sejam quais forem.

O artigo do Pompeu de Toledo também continha uma teoria interessante e, bem a propósito, deságua nesse escrito que pretende tagarelar sobre a viagem que foi mais um réveillon que passei na Chapada da Diamantina, e já nem lembro mais em que ano. Pois bem, lá no escrito do Pompeu, ele afirma que não há história acabada e que a literatura começa com relatos de viagens. Principalmente, quando cita trechos do romance ‘Doutor Pasavento’, do catalão Enrique Vila-Matas. O personagem, Doutor Pasavento, esclarece que na antiguidade “não se sabia ainda o que era contar uma história, mas se sabia perfeitamente o que era uma viagem. Se havia uma coisa que tinha um começo e um fim, essa coisa era uma viagem. Portanto, como pontuou Pompeu de Toledo, temos a Odisseia, de Homero, que conta a atormentada viagem de Ulisses de volta para casa. De volta ao personagem, ele acrescenta: “as viagens tinham um começo e um fim. Isso punha uma ordem nas coisas se a gente quisesse contar uma história e demarcá-la de forma que começasse e terminasse.”

Força Vital

Posto este pródomo, devo dizer que sou incapaz de ousar definir, descrever, conceituar ou adjetivar a Chapada da Diamantina. Simplesmente, porque tamanha exuberância e força vital me colocam de cara com a perspectiva da minha insignificância planetária e, ao mesmo tempo, o quanto de significativo contém a insignificância. Portanto, acontecimentos e fatos, extra chapada, serão sempre mais pertinentes ao relato dessa viagem, cuja narrativa seria interminável, mesmo levando-se em conta que uma viagem tem começo e fim. Sendo assim, serei lacônico e ater-me-ei à essência de mais um belo réveillon na Chapada. E nada mais apropriado do que o aforismo do grande guru Pezão – ou grande Pezão guru, a ordem não altera o ‘teor’ –, como síntese da viagem: ” O homem que não bebe é um homem desidratado!” Então, pausa para mais um gole!

No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!

 

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

1 de outubro de 2021 8:29 por Mácleim Carneiro Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

1 de outubro de 2021 8:29 por Mácleim Carneiro O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

1 de outubro de 2021 8:29 por Mácleim Carneiro Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

1 de outubro de 2021 8:29 por Mácleim Carneiro A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

1 de outubro de 2021 8:29 por Mácleim Carneiro A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

1 de outubro de 2021 8:29 por Mácleim Carneiro A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

1 de outubro de 2021 8:29 por Mácleim Carneiro Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

1 de outubro de 2021 8:29 por Mácleim Carneiro A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *