sexta-feira 22 de novembro de 2024

Então é Natal

Afinal, esse é o tempo necessário para que os reclames da mídia consigam o efeito projetado pelos marqueteiros.

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro

 

 

 

Então é Natal, e tudo que envolve esta data se estabelece! No trânsito, se estabelece o caos. Parece que de uma hora para outra os carros procriaram como Gremlins, e são conduzidos por cérebros apressados, impacientes, que parecem dizer a cada barbeiragem: É Natal para você, seu fdp!… Dante, quando descreveu o inferno, não foi capaz de imaginar que no futuro, na era moderna, nos dias que antecedem o natal, as cavernas do consumismo, os super mercados ou qualquer birosca que venda algo que se possa definir como objeto de consumo natalino, fariam seu inferno parecer apenas um parque de diversões. Também, quem mandou inventarem os três reis magos e essa mania de dar presentes? Por falar nisso, se não vemos no próximo a cara de Jesus, não vejo sentido algum no presente de Natal. O simbolismo se mistura ao apelo do merchandising e no final a história é essa: seu rei mandou fazer assim… Do contrário, quem não faz o que seu rei mandou fica fora do script, que determina a troca de presentes e o sacrifício do peru (refiro-me à ave, é claro), que morre de véspera para a véspera. A não ser que o cidadão seja realmente um excluído. Aliás, são exatamente estes os que mais se parecem com Jesus e, paradoxalmente, são justamente esses que ficam a ver navios na noite de natal, sem peru, sem presentes, sem nada.

Culpa Cristã

Então é Natal, e o verão, com seu stress térmico, também se faz presente! Somos brasileiros e essa é só mais uma oportunidade que o clima do nosso país tropical nos oferece para provarmos que o espírito da generosidade natalina também se estabelece e nos envolve com a dádiva da compaixão. Então, no primeiro sinal, nessa época do ano, não nos furtamos a baixar o vidro do carro (com ar condicionado) e deixamos escapar um pouco do nosso conforto e espírito natalino, em forma de caridade e algumas moedas para o Jesus pedinte daquele sinal.

Então é Natal, e estamos impregnados pelo espírito de solidariedade, que prevalece. Mas, nada além de uma semana, no máximo duas, não mais que três! Afinal, esse é o tempo necessário para que os reclames da mídia consigam o efeito projetado pelos marqueteiros, e nos leve às compras e nos traga a consciência tranquila da obrigação cumprida, quando nos tornamos, mesmo que por um breve período, seres sensíveis às vicissitudes alheias. Ufa, ainda bem que logo logo chega o réveillon e aí quem for podre que se quebre, não precisaremos mais demonstrar solidariedade nem minimizar a culpa cristã, por meio da caridade natalina.

Espírito Natalino

Então é Natal, e as festas de comemoração pipocam! Toda festa de comemoração que se preze não pode faltar o tal do amigo secreto e suas malas-sem-alça. Uma delas, quando sabemos a quem vamos ter que presentear. A outra, quando ganhamos o presente. Mas o bom mesmo dessas festas é que sempre tem alguém que extravasa a vontade de dizer tudo o que pensa do outro, depois que o teor etílico embaça o cérebro e o frágil espírito natalino vai para o beleleu.

Então é Natal, e só pode ser obra do tal espírito natalino a minha capacidade de suportar a Simone cantando a versão brasileira de happy x mas, todos os dias, quando até John Lennon se emputece! Sem falar nas propagandas e os jingles que viram árvores de natal com aquelas musiquinhas e seus sinos irritantes.

Então é Natal, e há muito tempo nada muda nessa época. Há mais de 30 anos a Globo continua apresentando o Roberto Carlos como atração de final de ano e ele, o rei fanho, segue cantando a mesma coisa de sempre: “Quando eu estou aqui” … Porém, este ano, para mim, algo realmente mudou. Agora tenho certeza de que uma das coisas mais ho ho ho do natal, Papai Noel, realmente existe! Afinal, a Polícia Federal está aí para provar essa teoria, mesmo que seja um fascista escroto, com o saco cheio de dinheiro público, para comprar a hipocrisia das elites e o apoio da polícia.

Assim, tomado de assalto por uma generosidade esquisita e repentina, desejo um feliz natal a todos vocês, que perderam tempo lendo até aqui esta atividade do meu pobre espírito natalino!

No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!!

 

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro A mineração predatória que a

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

24 de dezembro de 2021 10:19 por Mácleim Carneiro   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *