quarta-feira 8 de maio de 2024

Braskem é acusada de manobra para ter “claque” em escuta pública sobre plano sociourbanístico

Sociedade civil desconfia de processo participativo que visa a discutir os danos causados pelo crime da empresa ambiental à cidade

22 de fevereiro de 2022 5:20 por Da Redação

Foto: Divulgação

Com Eduardo Afonso Vasconcelos

A Braskem está sendo acusada de montar uma “claque” para a consulta pública de apresentação do plano de ações sociourbanísticas destinadas aos bairros destruídos pelo megacrime ambiental que a empresa provocou em Maceió. O encontro está marcado para esta quarta (23) e quinta-feira (24).

A consulta, que segundo acordo firmado com os ministérios públicos, deveria viabilizar a consulta visando debater suas propostas de reparação das políticas sociais, econômicas, urbanísticas e patrimoniais da capital nas áreas afetadas pelo desastre ambiental, delegou essa função à empresa Diagonal.

Segundo alguns movimentos sociais, sindicatos, técnicos e outras organizações, a empresa, que recebeu R$ 198 milhões pela elaboração do projeto, terminou por deliberar regras para o processo de escuta com características antidemocráticas.

A primeira irregularidade data do dia da publicação do edital de convocação para a consulta popular, em 5 de fevereiro, através de endereço eletrônico criado pela Diagonal exclusivamente para o processo participativo — e, até então, de total desconhecimento da sociedade civil.

Slide 1
Slide 2

A Braskem, que é quem deveria fazer o chamamento público, apenas divulgou a abertura das inscrições em seu site seis dias depois, no dia 11 de fevereiro. De acordo com o edital, somente 70 pessoas seriam selecionadas para participar da reunião, mas, os critérios utilizados para a seleção sequer foram divulgados.

Lideranças do Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal), do Instituto Quintal Cultural, do Movimento dos Povos das Lagoas, da Associação dos Empreendedores no Pinheiro e Região Afetada e de várias outras organizações que representam parcela significativa da sociedade local denunciam que tentaram inscrição minutos após a publicação e foram surpreendidos pela informação de que as vagas já haviam sido preenchidas.

Para elas, uma clara manobra para realizar uma reunião “controlada”, tendo, na plateia, uma “claque” de indicados pela própria Braskem.

As demais regras da tal escuta também não favorecem o debate democrático. Não há, por exemplo, direito a réplicas ou tréplicas. Além disso, o tempo estipulado para discussão é de 60 minutos e cada participante tem direito a 3 minutos de fala, de modo que apenas uma minoria dos presentes terá possibilidade de se pronunciar.

Ainda menor será o espaço para a leitura dos questionamentos enviados em formato on-line: 20 minutos. Por último, não é fixado prazo, antes da reunião, para a população acessar os documentos, analisá-los, confrontá-los com outras opções, ouvir especialistas e formular questões aprofundadas.

De acordo com os movimentos, a Braskem, que já sofreu um revés há poucas semanas, com a suspensão de sua venda, precisa refletir seriamente sobre a realização dessa “escuta pública” — que a cidade rejeita nos moldes atuais. Sua manutenção, pelo menos no formato proposto, significa se indispor com mais de um milhão de maceioenses, cada vez mais revoltados com os desmandos da petroquímica em sua cidade.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

22 de fevereiro de 2022 5:20 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

22 de fevereiro de 2022 5:20 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

22 de fevereiro de 2022 5:20 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

22 de fevereiro de 2022 5:20 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

22 de fevereiro de 2022 5:20 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

22 de fevereiro de 2022 5:20 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

22 de fevereiro de 2022 5:20 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

22 de fevereiro de 2022 5:20 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *