segunda-feira 29 de abril de 2024

Algodoeiro ganha “roupa” de crochê e se torna mais um ponto criativo na orla

Ação também gera mais visibilidade e renda para grupo de mulheres de Ipioca, as "Marias Crocheteiras"
Crochê “abraçou” a árvore para criar mais um espaço criativo e aconchegante em Maceió | Célio Júnior

Maceió acaba de ganhar mais um ponto criativo, na orla da Ponta Verde. O algodoeiro-da-praia que fica na Avenida Silvio Carlos Viana, no último canteiro central antes do Alagoinhas, recebeu aplicações de crochê que imitam corais.

A nova roupagem da árvore, que já chamava a atenção das pessoas que paravam no local para tirar fotos antes da mudança, foi produzida por um grupo de mulheres do bairro de Ipioca, as Marias Crocheteiras.

O local foi escolhido porque já reúne algumas particularidades, como o fato de um dos troncos da árvore ser declinado em direção ao chão, formando um banco natural. E ao fundo, o mar de Ponta Verde e o por do sol terminam de enfeitar a paisagem.

O Município decidiu apoiar o projeto das crocheteiras de Ipioca para, além de transformar o lugar em um espaço criativo e aconchegante, dando mais destaque à árvore, incentivar a geração de renda entre as mulheres do projeto. A linha usada é de nailon naval, apropriada para a exposição à chuva e sol.

“Nossa intenção é estimular e resgatar esse trabalho tradicional que tem se perdido no tempo. Vamos trabalhar não só o crochê para deixar nossa cidade linda, mas também as rendas do Pontal, trazendo beleza e cores para a nossa cidade”, afirmou o gerente da Zeladoria Municipal, Fábio Palmeira.

Acessibilidade

Foto: Célio Júnior

Outra intervenção feita no local pelo Município promoveu mais acessibilidade a pessoas com deficiência. A rampa de acesso para cadeirantes estava em frente ao tronco que forma o banco, o que a deixava inutilizada. A Prefeitura construiu a rampa em outro ponto, um pouco mais afastado, permitindo a livre circulação para deficientes, e ainda vai criar um jardim e instalar um banco rústico.

A ação tem apoio da Gerência Municipal da Orla Marítima, da Superintendência de Transporte e Trânsito e da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável.

Marias Crocheteiras

O projeto Marias Crocheteiras tem seis meses de vida e já possui muita história para contar. A coordenadora, Graça Malta, diz que decidiu incentivar o crochê entre as mulheres de Ipioca para resgatar a tradição e tornar o bairro conhecido pela arte. Ela também enxergou uma oportunidade de estimular a geração de renda e resgatar a autoestima das moradoras durante a pandemia.

As Marias Crocheteiras de Ipioca | Célio Júnior

“Lá era a única região que não tinha um artesanato local, e a minha vontade de levar o crochê é porque essa foi a arte que aprendi com minha mãe, com minha avó. O projeto tem seis meses e hoje temos entre dez e 12 mulheres. Mas sabemos que tem muito mais: a cada cinco casas do bairro, uma tem uma mulher que sabe fazer crochê”, destaca.

Para dar visibilidade à ação, elas tiveram a ideia de fazer intervenções nas árvores de Ipioca, e deu certo. Foi por meio desse trabalho que surgiu a parceria com o Município.

Agora, com a árvore da Ponta Verde, a fama só aumenta e vai ajudá-las a vender as peças que já começam a compor o mostruário das Marias Crocheteiras. “Estamos muito felizes porque, enquanto estamos fazendo, já pararam muitas pessoas, gente encantada com o colorido, com as formas. E na árvore terá uma etiqueta com QR Code para levar ao perfil do projeto no Instagram”, afirma.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *