segunda-feira 20 de maio de 2024

IEL/AL minimiza disparidade entre exigências do mercado e a qualificação de aprendizes

Instituição tem ampla experiência na seleção, capacitação e acompanhamento de Jovem Aprendiz
Foto: Flávio Carvalho

Contratar um aprendiz é uma oportunidade ímpar para as empresas: é ter um colaborador jovem, antenado com as novas tecnologias, cheio de novas ideias e sem os costumes adquiridos em empregos anteriores. Além disso, a empresa também cumpre um pré-requisito para participar de seleções promovidas pelo poder público estadual a fim de prestar os mais diversos serviços. O Instituto Euvaldo Lodi Regional Alagoas (IEL/AL) abre uma nova turma de Jovem Aprendiz para auxiliares administrativos neste mês de março, oferecendo às empresas dos ramos de comércio e serviços seleção, capacitação e acompanhamento de todo o processo de aprendizagem.

Sancionada em agosto de 2020, a Lei do Aprendiz Alagoano (Leis Estaduais 8.269/2020 e 8.287/2020) vincula a concessão de benefícios fiscais pelo Estado ao cumprimento da Cota de Aprendizagem, colocando-a como pré-requisito para participação em processos licitatórios realizados pela administração pública estadual direta e indireta.

Thayse Ferro, coordenadora de Educação Empresarial e Desenvolvimento de Carreiras do IEL/AL, lembra que todas as empresas de médio e grande portes podem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

“Geralmente os contratos de aprendizagem têm dois anos de duração e o jovem, com idade de 14 a 24 anos, precisa estar cursando a escola regular ou já ter concluído o Ensino Médio. O IEL tem larga expertise na seleção e formação profissional de aprendizes. Durante os dois anos, os jovens passam pela capacitação multidisciplinar com um quadro de professores com vivência de mercado e longa experiência em educação profissional, o que minimiza a disparidade entre as exigências do mercado e a qualificação dos seus futuros profissionais”, assinala.

Thayse Ferro destaca que, o IEL/AL também realiza o acompanhamento metodológico das atividades de aprendizagem realizadas pelo aluno na empresa, mediante reunião de trabalho, contextualização das experiências desenvolvidas em sala de aula e Relatório de Atividades Práticas, que contempla sistematização das novas experiências, descobertas, problemas e soluções. “O IEL/AL é responsável pela formação teórica e acompanhamento do desempenho dos aprendizes em suas atividades, de modo que o aprendizado seja efetivo”, completa.

Para obter mais informações sobre como ter um aprendiz na sua empresa, basta entrar em contato com o IEL/AL pelo telefone 2121-6994 ou pelo e-mail jovemaprendiziel@ielal.com.br .

Fonte: Assessoria

Mais lidas

Marielle: a quem se destina a terra?

Por Eliane Brum, do portal Sumauma “Quem possui a terra possui o homem.” Essa

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *