sexta-feira 26 de abril de 2024

Cientista alerta para risco grave em liberação do uso de máscara

População de Maceió questiona decisão de Renan Filho e JHC

15 de março de 2022 11:51 por Da Redação

Miguel Nicolelis (E) defende uso de máscara a vacina contra a Covid-19 | Foto: Arquivo pessoal

Considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área, o médico brasileiro Miguel Angelo Laporta Nicolelis recomenda que a população siga usando máscaras. Para ele, desobrigar o uso agora é tentar confundir a sociedade sobre o estado real da pandemia no Brasil.

Em sua conta no Twitter, Nicolelis afirma que o número de óbitos por todas as causas em fevereiro de 2022 se iguala a fevereiro de 2021. E ressalta que os dados deste ano ainda são preliminares. Em fevereiro de 2021 o Brasil registrou 126.210 óbitos. Já agora em 2022 foram registrados 126.078 óbitos.

A postagem de Miguel Nicolelis está repercutindo muito nas redes sociais, sendo reencaminhada seguidamente. “Muitas pessoas continuam usando máscaras nas ruas de São Paulo. Grande parte da população finalmente percebeu que tem q se defender e  ignorar gestores irresponsáveis. Movimentos sociais deveriam criar um comitê nacional independente p/ dar recomendações corretas a td população!” – postou o cientista.

Ele disse vários países da Europa estão voltando a ter crescimento de casos. “Hong Kong no limiar de colapso funerário. China enfrentando a pior onda em 2 anos. EUA começam ver sinais de reversão da tendência de queda de casos. As variantes BA.2 e a BA.2.2, descendentes Ômicron lideram nova onda”- relata.

Para Miguel Nicolelis, dizer que a pandemia passou a ser endemia, e que é possível liberar as medidas de controle, como o uso obrigatório de máscara, “é uma narrativa perversa e irresponsável que continua levando a mais mortes e a mais casos crônicos de Covid”.

Situação em Alagoas

Ressaltando que Alagoas tem um das três menores taxas de mortalidade do país, o governador Renan Filho (MDB) anuncia daqui a pouco, em live que marcou para às 12h, o fim da obrigatoriedade de uso de máscara, em Alagoas. A medida valerá, segundo ele, para ambientes externos. Já o prefeito da capital, João Henrique Caldas (JHC), tornou o uso facultativo em todos os locais públicos e privados, abertos e fechados, e anunciou a medida, ontem, em seu Instagram.

Na sequência, a Prefeitura regulamentou a providência em edição extraordinária do Diário Oficial do Município. Na edição extra o prefeito explicou que o uso facultativo de máscara se justifica em decorrência da  efetividade da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Maceió que, segundo ele, é referência no nacional.

A suspensão da obrigatoriedade dividiu a população, com as redes sociais mostrando opiniões contrárias e a favor da liberação do uso de máscaras e de festas.

“Deveria esperar a vacinação infantil avançar para outras idades porque infelizmente todos os dias estamos vendo que crianças estão falecendo pelo simples fato de não ter ainda uma cobertura vacinal suficiente” – disse a fisioterapeuta Andréa Alpoim, na postagem do governador Renan Filho.

Fisioterapeuta Andrea Alpoim diz que vai manter uso da máscara, até que todas as crianças estejam vacinadas Foto: Arquivo pessoal

Para ela, a cobertura ainda não é suficiente, “principalmente para crianças com idade abaixo de 5 anos que não tem ainda perspectiva de quando serão vacinadas”. A fisioterapeuta orientou a população a se cuidar, e disse que continuará com a máscara e pedindo que os outros tenham consciência e continuem usando “porque a pandemia ainda não acabou e o vírus continua latente e circulando”.

Outra opinião contrária à liberação postada em resposta a Renan Filho é de jacira_moraes_top, que faz uma indagação. “Como [liberar o uso de máscara]se está falecendo em Maceió, vítima de covid, 9 a 11 pessoas em 24hrs? Creio eu que é cedo para isto” – disse a internauta.

Favoráveis

Mas houve, na postagem do governador, quem aprovasse a decisão.

“Quem se sentir inseguro que continue com a sua” – disse a pessoa no perfil de vaniamaria.vieira.3. Se apresentando como digital influencer, o perfil de camillaleite_ também se mostrou favorável ao fim da obrigatoriedade. “Libere em uso internos também. Nada a ver mais o uso dessa máscara” – postou a seguidora do governador.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

15 de março de 2022 11:51 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

15 de março de 2022 11:51 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

15 de março de 2022 11:51 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

15 de março de 2022 11:51 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

15 de março de 2022 11:51 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

15 de março de 2022 11:51 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

15 de março de 2022 11:51 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

15 de março de 2022 11:51 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *