quinta-feira 16 de maio de 2024

PCB completa 100 anos de fundação na próxima sexta-feira

Em Alagoas, programação conta com sessões especiais na Câmara de Maceió e na ALE, além de atividades nos bairros da capital

21 de março de 2022 3:21 por Redação

O PCB (Partido Comunista Brasileiro) comemora o centenário na próxima sexta-feira, 25. Em Alagoas, foi preparada uma programação vasta e variada, que conta com sessões especiais em homenagem ao partido na Câmara Municipal de Maceió e na Assembleia Legislativa Estadual, além de intervenções nos bairros da capital.

O Partidão, como é historicamente conhecido, foi fundado em 1922 e desde então, formulou um programa e uma estratégia para o Brasil, em defesa dos grandes interesses nacionais, da soberania do Estado brasileiro e do seu povo, como também atuou como um operador político revolucionário, internacionalista, fazendo parte da Internacional Comunista (IC) e de sua seção latino-americana.

O PCB viveu a maior parte deste período centenário na ilegalidade, em função da perseguição política que sempre sofreu das classes dominantes no país, atravessando a Ditadura do Estado Novo sob comando de Getúlio Vargas (1934-1945) e a Ditadura Empresarial-Militar (1964-1988).

“Mesmo com toda esta perseguição, o PCB se fortalecia nas conjunturas democráticas, ampliando sua militância e forjando lideranças nacionais e regionais, como Astrogildo Pereira, Luís Carlos Prestes, Ana Montenegro, Jayme Miranda, dentre outros. A cultura e a intelectualidade brasileiras do século XX não podem ser pensados sem a decisiva contribuição do PCB e de sua militância”, relata Osvaldo Maciel, atual Secretário Político do PCB em Alagoas.

O projeto comunista e sua militância sofreram um duro golpe com a crise do socialismo no final dos anos 1980 e início da década de 1990, inclusive com uma tentativa de acabar com o partido no Brasil, porém uma geração abnegada de comunistas evitou o fim do PCB e legalizou formalmente uma nova direção junto ao TSE.

Osvaldo Maciel, atual Secretário Político do PCB em Alagoas

“Este ano de 2022 comemoramos o aniversário do PCB com muita alegria e entusiasmo de continuarmos construindo o caminho para o socialismo. O Velho Partidão está cada vez mais novo para enfrentar os desafios da atualidade, da grave crise social, política e econômica que vivemos no país e propor um programa socialista e revolucionário para o país e sua juventude”, fala o secretário político do partido em Alagoas.

Osvaldo Maciel finaliza falando sobre a reconstrução revolucionária que o partido passou e reflete sobre a militância do PCB em Alagoas: “PCB reformulou sua estratégia e começou o processo de sua Reconstrução Revolucionária no início do século XXI, fortalecendo-se em todo o território nacional, empolgando sua militância jovem em articulação com a experiência de militantes que estão na atividade política desde a década de 1970 e 1980. Em nosso estado, o PCB vive uma reestruturação há mais de 10 anos, renovando seus quadros e apresentando candidaturas que defendem um programa popular nas últimas eleições”.

Programação

Na programação de comemoração do Centenário, que ocorre ao longo da próxima semana e se intensificará ao longo do ano, o partido organizará brigadas de colagem de lambes em diversos bairros de Maceió; intervenções nas redes sociais do PCB e de seus coletivos e frentes, tais como a UJC (União da Juventude Comunistas) e do CFCAM (Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro).

Junto com atividades internas para a militância estão sendo propostas duas Sessões Especiais na Câmara Municipal de Vereadores de Maceió e na Assembleia Legislativa Estadual em homenagem à história do PCB e sua contribuição na defesa das liberdades democráticas, no fortalecimento dos serviços públicos ofertados pelo Estado Brasileiro e na luta e conquistas dos direitos da classe trabalhadora. As propostas foram acolhidas por parlamentares e deverão ocorrer em abril.

Além disso, ocorrerá também um ciclo de debates sobre a história do PCB em Alagoas (abril/maio) e a disponibilização de acervo digital de estudos sobre o Partido em Alagoas através do site do jornal A Voz do Povo (www.vozdopovo.org). Neste site, que é a continuidade do jornal impresso A Voz do Povo, órgão comunista fundado em 1946, terá contribuições periódicas de diversos militantes ao longo do ano inteiro.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

21 de março de 2022 3:21 por Redação Com o objetivo de investigar a

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

21 de março de 2022 3:21 por Redação O prazo para entrega da Declaração

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

21 de março de 2022 3:21 por Redação Em meio à epidemia de dengue e

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

21 de março de 2022 3:21 por Redação A Secretaria de Estado de Alagoas

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

21 de março de 2022 3:21 por Redação A Polícia Federal em Brasília indiciou

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

21 de março de 2022 3:21 por Redação A Federação Alagoana de Esportes Colegiais

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

21 de março de 2022 3:21 por Redação Por Stanley de Carvalho* Há 60

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

21 de março de 2022 3:21 por Redação A Secretaria de Estado da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *