terça-feira 21 de maio de 2024

O dilema de Pedro Vilela

Neto do Menestrel das Alagoas vai sucumbir aos bilhões de Arthur Lira ou compor com os Calheiros por uma vaga na suplência do Senado? Decisão será anunciada nos próximos dias

28 de julho de 2022 2:14 por Da Redação

Régis Cavalcante e Pedro Vilela | Divulgação

A aliança formalizada nas convenções do PSDB, Cidadania e MDB, nessa quarta-feira (27), em Brasília, para lançar a senadora Simone Tebet (MDB) candidata a Presidência da República repercutiu nos estados. Alagoas é um dos casos onde existe disputa na Federação PSDB-Cidadania.

O Cidadania lançou a pré-candidatura do ex-deputado Régis Cavalcante ao governo de Alagoas. O PSDB, que foi esvaziado num golpe político orquestrado pelo deputado federal Arthur Lira (PP) com o senador Rodrigo Cunha (União), alcançou o primeiro objetivo: o de inviabilizar as candidaturas proporcionais de deputado federal e estadual.

Sábado, dia 30, acontecem as convenções da Federação Partidária PSDB e Cidadania. Será o Dia D para a candidatura de Régis Cavalcante.

A Federação em Alagoas é dominada pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB), que tem a maioria dos votos, e dirá com quem deverá fazer aliança no âmbito estadual.

Sedução

Arthur Lira (PP) fez uma proposta de transferir 60 mil votos para o deputado Pedro Vilela e mais apoio logístico, segundo uma fonte do 082noticias. O interesse de Lira é o apoio da deputada Jó Pereira (PSDB), que é pré-candidata a vice-governadora na chapa de Rodrigo Cunha (UB).

Lira não é conhecido como um político que discute projetos políticos gerais, mas, pela prática do que se chama de pragmatismo eleitoral predatório.

A proposta política apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB), coordenador político da campanha de Paulo Dantas, ao deputado Pedro Vilela, foi garantir-lhe a vaga na primeira suplência do candidato a senador Renan Filho (MDB). O ex-governador, possivelmente, será eleito segundo indicam todas as pesquisas feitas e registradas no TSE.

Dilema tucano

Dessa forma, Pedro Vilela terá de tomar, nos próximos dias, a grande decisão da sua curta vida política. Uma opção é sucumbir à sedução do milionário deputado Arthur Lira, o principal líder do Centrão e controlador do Orçamento Secreto – duto por onde jorram bilhões de reais para compra de apoio no Congresso Nacional.

A outra proposta é a do neto do Menestrel da Alagoas, senador Teotônio Vilela, assumir a cadeira como senador de República durante o mandato de Renan Filho, como parte do compromisso com os Calheiros.

Caso diga “sim”, Pedro Vilela será o terceiro membro da família Vilela a chegar ao Senado Federal. O segundo foi o seu tio, Teotonio Vilela Filho (PSDB), que sucedeu ao pai, Teotônio Vilela.

Alagoas, no próximo dia 30, ficará sabendo se o Centrão/Arthur Lira (PP) se confirmará como o grande investidor no mercado eleitoral. Pedro Vilela é quem decide o destino da Federação partidário PSDB-Cidadania.

Régis Cavalcante é voto vencido no diretório da Federação. O que fará se a decisão da convenção for a aliança com Arthur Lira? Nos próximos dias, Alagoas ficará sabendo.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

28 de julho de 2022 2:14 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

28 de julho de 2022 2:14 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

28 de julho de 2022 2:14 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

28 de julho de 2022 2:14 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

28 de julho de 2022 2:14 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

28 de julho de 2022 2:14 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

28 de julho de 2022 2:14 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

28 de julho de 2022 2:14 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *