quinta-feira 16 de maio de 2024

Bolsonaro minimiza manifesto, mas adesões ultrapassam 300 mil

Presidente chamou de “cartinha” documento que tem adesão crescente de diversos segmentos da sociedade em defesa da democracia e do sistema eleitoral

29 de julho de 2022 10:44 por Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Priscila Lobregatte, do Vermelho.org

Enquanto cresce rapidamente a adesão a manifesto em defesa da democracia e do sistema eleitoral — que já conta com pelo menos 300 mil assinaturas, o dobro do registrado até a quarta-feira (27) — Jair Bolsonaro (PL) tenta desqualificar o documento, classificando-o de “cartinha”. Porém, tal menosprezo pode ser uma tentativa de esconder uma possível preocupação com a musculatura que a iniciativa vem adquirindo.

Lançada por um grupo de ex-estudantes da Faculdade de Direito da USP, a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” tinha 3 mil assinaturas até ser tornada pública na terça-feira (26). Em 24 horas, as adesões saltaram para 150 mil e dobraram de ontem para hoje. O incômodo causado pela carta pode ter motivado os cerca de 2 mil ataques hackers ao site que recebe as assinaturas.

Em convenção do PP que formalizou o apoio do partido do centrão à reeleição do presidente, ocorrida nesta quarta-feira (27), Bolsonaro declarou: “Vivemos num país democrático, defendemos a democracia, não precisamos de nenhuma cartinha para dizer que defendemos a democracia”.

No entanto, conforme apuração do colunista do UOL, Tales Faria, a campanha de Bolsonaro estaria “alarmadíssima”, para usar termo do jornalista, com a proporção que a carta ganhou. “Ela é um ponto de inflexão na campanha, pois mostrou que, se em 2018 a elite chegou a apoiar Bolsonaro, dessa vez não tem conversa. Ele agrediu a democracia e a elite brasileira largou o Bolsonaro”, avalia Faria.

A reação a Bolsonaro tem aumentado desde que o presidente convocou embaixadores de vários países para reunião no dia 18 e usou a estrutura governamental para, seguindo seu script golpista, tentar novamente desqualificar, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro.

Ampla mobilização pela democracia

O manifesto — assim como outro que está sendo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com o apoio de várias entidades — tem conseguido ampla adesão da sociedade e em especial  de representantes do empresariado, intelectuais, artistas, juristas, lideranças de movimentos políticos e sociais, entre outros segmentos. Ambos os documentos serão lidos no dia 11 de agosto, na sede da Faculdade de Direito da USP. Nessa data, em 1977, o professor Goffredo da Silva Telles Junior leu a Carta aos Brasileiros, na qual denunciava a ilegitimidade do regime militar e o estado de exceção.

Para o mesmo dia, estão sendo convocados atos por todo o país, organizados pelo movimento “Fora Bolsonaro”, que reúne diversos movimentos sociais, sindicais e políticos. O mote será a defesa da democracia e de eleições livres. Uma segunda manifestação está marcada para o dia 10 de setembro, em contraponto ao chamamento golpista feito por Bolsonaro na convenção do seu partido, no domingo (24), em relação ao 7 de setembro.

Outra importante iniciativa de repúdio ao golpismo e em defesa da democracia é o ato organizado pelo movimento Direitos Já, a ser realizado no Rio de Janeiro no dia 1º/08, com a presença de representantes de ao menos 11 partidos.

Para ler e assinar o manifesto, clique aqui. 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

29 de julho de 2022 10:44 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

29 de julho de 2022 10:44 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

29 de julho de 2022 10:44 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

29 de julho de 2022 10:44 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

29 de julho de 2022 10:44 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

29 de julho de 2022 10:44 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

29 de julho de 2022 10:44 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

29 de julho de 2022 10:44 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *