sexta-feira 26 de abril de 2024

Ao escolher o lado errado da força, Alfredo Gaspar pode sofrer nova derrota eleitoral

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação

Grupo de Renan Filho esperava, mas apoio de Alfredo Gaspar foi para adversários | Reprodução

A chapa de candidatos a deputado federal do partido União Brasil (UB), vem sofrendo baixas, com as desistências dos candidatos João Caldas e Marcius Beltrão. Antes dessas desistências, estimativas davam conta da possível eleição de dois deputados no grupo, cujo principal articulador é o deputado federal Arthur Lira (PP).

Os bastidores indicam que Caldas e Beltrão desistiram por “acordos” não cumpridos, e também pela pressão de Lira sobre os candidatos que se filiaram ao UB, sem o compromisso de votar em Rodrigo Cunha (UB). A opção deles seria o governador Paulo Dantas (MDB).

Nesse cenário, os adversários de Arthur Lira montaram a Operação Desmanche, cujos efeitos práticos vem reduzindo consideravelmente os apoios aos candidatos apresentados pelo UB. Com um detalhe, a chapa de federal do PP, partido de Lira, é entusiasta da desidratação das candidaturas do União Brasil.

As articulações da Operação Desmanche atingiram diretamente a candidatura do ex-secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar.

O destino do todo poderoso Alfredo Gaspar foi depositado nas mãos de Arthur Lira e no caixa do UB.

Tranquilidade ameaçada

Ex-procurador geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto amealhou fama como xerife do Ministério Público Estadual (MPE) ao coordenar operações espetaculosas, cujos alvos eram políticos com e sem mandato. Em 2020, afastando-se do MPE, foi candidato à prefeitura de Maceió, chegando ao segundo turno com uma votação expressiva: 156.704 votos. Mas perdeu para JHC.

Em seguida, foi nomeado pelo governador Renan Filho (MDB) secretário de Segurança Pública, outro palco, agora no Executivo, onde brilhou e posou para os holofotes. Sua gestão tem o peso de ter intensificado ações policiais violentas nas grotas e favelas de Maceió.

Este ano, decidiu deixar o cargo e ser candidato a deputado federal pelo MDB, partido ao qual se filiou em 2020. Estranhamente, mudou de ideia e migrou para o grupo do deputado federal Arthur Lira que, segundo ex-aliados, lhe garantiu apoio logístico, transferência de votos em redutos fechados e cota financeira polpuda do Fundo Partidário.

Alfredo Gaspar estava tranquilo e, inflado por pesquisas de consumo interno, sentindo-se eleito.

As projeções eram que juntando Alfredo Gaspar, João Caldas e Marcius Beltrão, a chapa de federal do UB poderia ter de 240 mil a 270 mil votos. Com a votação dos demais candidatos, os chamados rabo de chapa, essa votação poderia alcançar 340 mil votos, garantindo a eleição de dois federais. Um deles, Alfredo!

Rota alterada

Porém, o céu de brigadeiro tornou-se turbulento. Decidido a manter o compromisso de votar no governador Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição, para manter espaço no governo estadual, e em Renan Filho (MDB), enredado em briga familiar e pressionado por Arthur Lira, o ex-prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, desistiu da candidatura.

Já o ex-deputado João Caldas (PSB), experiente em negociações desse tipo, não sentiu firmeza nas tratativas para viabilizar sua candidatura e também desistiu. E ainda ameaçou tirar o PSB da coligação do candidato Rodrigo Cunha (UB).

Com a mudança no cenário, Alfredo Gaspar passou a temer a derrota. Agora, o ex-secretário vem tentado, sem êxito, se aproximar de prefeitos e deputados.

Porém, nenhum deles esquece o vídeo em que, como justificativa para ter deixado o MDB, o ex-procurador afirma que não aceitou a aliança entre Renan Filho (MDB) e o deputado estadual Marcelo Victor (MDB) para levar Paulo Dantas ao cargo de governador-tampão.

“Eu não aceitei permanecer na direção de apoiar um candidato da Assembleia (Legislativa Estadual)” – afirmou.

O ex-procurador não entendeu que as jogadas de bastidores são feitas por profissionais da política. Nesse sentido, o senador Renan Calheiros e o deputado estadual Marcelo Victor são mestres, e estão unidos pelo mesmo objetivo. Ou seja, Alfredo Gaspar escolheu o lado errado da força!

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *