sexta-feira 26 de abril de 2024

Rede Sesi de Educação brilha na Mocite 2022 com projetos premiados

Com hegemonia na categoria Engenharia, escolas conquistam vários prêmios

26 de setembro de 2022 4:20 por Da Redação

Foto: Assessoria

As escolas Sesi Cambona e Sesi Senai Benedito Bentes brilharam durante a Mostra Científica de Inovação ,Tecnologia e Engenharia (Mocite), realizada em Arapiraca de 20 a 22 de setembro. A Rede Sesi de Educação Básica participou com 12 projetos, envolvendo 33 alunos e seis professores.

Ao final, conquistou três primeiros lugares, dois segundos, um terceiro e um quarto, além do credenciamento para eventos de iniciação científica no Brasil e em outros países. Na categoria “Engenharia”, os quatro primeiros colocados foram da Rede Sesi.

Em sua sexta edição, a Mostra é organizada por professores, funcionários e alunos da Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, com apoio da Associação Brasileira de incentivo a Tecnologia e Ciência (Abritec). Ela surgiu com o propósito de incentivar jovens a desenvolverem pesquisas cientificas com o intuito de gerar conhecimento. Podem participar professores e alunos das redes públicas municipal, estadual, federal e escolas privadas.

Foto: Assessoria

A diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy, fala sobre a importância de promover a iniciação cientifica desde a educação básica, como faz o Sesi. “A gente forma cidadãos que desenvolvem o pensamento critico, são protagonistas na transformação da comunidade ao seu redor e que podem direcionar o conhecimento adquirido para áreas promissoras na vida profissional”, ressaltou.

Os dois projetos da escola Sesi Cambona conquistaram os primeiros lugares em suas respectivas categorias. O trabalho “Reutilização de câmara de ar de pneus para o auxílio na escrita de autistas” venceu na categoria “Ciências Sociais” e se credenciou para Congresso Científico Internacional no Paraguai (2023) e a Femig-MG. O projeto “Utilização da biomassa para o retardo da desertificação do solo” venceu na categoria “Ciências Agrárias” e, além de troféu e medalha, a equipe se credenciou para Congresso Científico Internacional no México (2023) e a Febrace-SP.

A Escola Sesi Senai Benedito Bentes inscreveu dez projetos na Mocipe 2022. O primeiro colocado na categoria “Engenharia” foi o projeto “Raintasc: Tecnologia assistiva sustentável para facilitar a locomoção de cadeirantes na chuva”, credenciando-se para Congresso Científico Internacional no Panamá (2023).

Foto: Assessoria

Os alunos do Benedito Bentes trouxeram dois segundos lugares. O projeto Enertlle, na categoria “Ciências Exatas e da Terra”, credenciada para a Expo Milset Brasil (Foraleza-CE), Fenadante (São Paulo-SP) e Expoceti (São Lourenço da Mata-PE).  Na categoria “Engenharia”, o trabalho “Tecnologias Brundtland – Extração de silício a partir de resíduos” ficou em segundo, obtendo credencial para a FCIP (Pontal do Triângulo Mineiro-MG) e Fenecit (Recife-PE).

O “Speed Sensor” foi o terceiro na mesma categoria e obteve credencial para a Fenecit (Recife-PE). A hegemonia da Rede Sesi em Engenharia foi confirmada pelo projeto “AtomicCor”, que ficou na quarta colocação e está credenciado para a Femic Jovem (Mateus Leme-MG) e Expoceti (São Lourenço da Mata-PE). A escola Sesi Senai também participou com os projetos “Fryter”, “Sustentabilidade e inovação: A produção de pisos táteis a partir da reciclagem de pneus”, “Weargreen”, “InclusApp” e “Mobilidade Inclusiva”.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

26 de setembro de 2022 4:20 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

26 de setembro de 2022 4:20 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

26 de setembro de 2022 4:20 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

26 de setembro de 2022 4:20 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

26 de setembro de 2022 4:20 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

26 de setembro de 2022 4:20 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

26 de setembro de 2022 4:20 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

26 de setembro de 2022 4:20 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *