sexta-feira 26 de abril de 2024

OAB/AL vai sediar teste de integridade em urnas eletrônicas no domingo das eleições

No total, vinte equipamentos serão testados para comprovar que os votos registrados neles condizem com a realidade

27 de setembro de 2022 4:14 por Da Redação

Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) vai receber, pela primeira vez, as urnas eletrônicas que passarão pelo teste de integridade realizado durante as eleições para garantir a lisura do pleito. Este ano, vinte equipamentos serão sorteados para passar pelo procedimento, um aumento significativo em relação às últimas eleições, de 2020, quando apenas três delas foram testadas.

As urnas eletrônicas que serão levadas até a sede da OAB/AL, em Jacarecica, serão definidas por meio de sorteio a ser realizado no sábado (1º). Os equipamentos escolhidos vão, então, ser retirados das seções onde já estavam posicionados para o pleito – em qualquer cidade de Alagoas – para que possam ser comprovadas a eficácia e a integridade do sistema. Além do sorteio, os partidos que desejarem também poderão indicar alguma urna que seja considerada suspeita.

De acordo com o presidente do Observatório Eleitoral da OAB/AL, Davi Lima, que vai acompanhar todo o processo, o teste de integridade acontece no mesmo período da eleição, de 8h às 17h. Por meio dele, cento e vinte servidores da Justiça Eleitoral, previamente escolhidos, passarão o dia votando em cédulas de papel e repassando o voto para a pessoa que estará responsável pelo registro. Todo o processo será filmado para garantir ainda mais segurança ao procedimento.

Ao final do pleito, será feito um comparativo entre a quantidade de votos nas cédulas e nas urnas para os respectivos candidatos. Os números precisam bater para que os equipamentos sejam considerados íntegros. Segundo Davi Lima, desde que as urnas eletrônicas foram implantadas no Brasil, nunca houve divergência entre as quantidades de votos.

Para ele, o teste de integridade é fundamental para acabar com as fake news de que as urnas são passíveis de fraudes. Conforme Davi Lima, trazer o procedimento para a sede da OAB/AL demonstra a confiança dos órgãos para com a Ordem.

“O número de urnas a passarem pelo teste passou de três para vinte e a Justiça Eleitoral escolheu a sede da OAB para receber esses equipamentos. Isso é uma demonstração de confiança com o nosso trabalho. Estaremos acompanhando tudo ao longo do dia. Além de permanecermos na sede da Ordem, também estaremos no TRE [Tribunal Regional Eleitoral] e visitando as seções eleitorais”, afirmou Davi Lima.

De acordo com o TRE/AL, o teste de integridade tem caráter público, podendo ser acompanhado por fiscais de partidos, coligações e por representantes da Ordem, bem como por entidades representativas da sociedade, e pela imprensa em geral, nos limites estabelecidos pela Legislação Eleitoral.

Fonte: OAB/AL

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

27 de setembro de 2022 4:14 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

27 de setembro de 2022 4:14 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

27 de setembro de 2022 4:14 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

27 de setembro de 2022 4:14 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

27 de setembro de 2022 4:14 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

27 de setembro de 2022 4:14 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

27 de setembro de 2022 4:14 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

27 de setembro de 2022 4:14 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *