19 de dezembro de 2022 4:57 por Da Redação
Cerca de 25 mil pessoas acompanharam ontem (13), pelas ruas do Centro de Maceió, a caminhada em apoio ao ex-presidente Lula (PT), candidato à Presidência da República.
O petista e a sua esposa, Janja, estavam acompanhados do candidato à reeleição ao governo de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) e do candidato a vice-governador, Ronaldo Lessa. Além deles, participaram do ato o senador Renan Calheiros (MDB), o senador eleito Renan Filho (MDB) e o deputado federal reeleito Paulão (PT).
A multidão seguiu da Praça dos Martírios até a o Teatro Deodoro, onde foi realizado o comício. “Essa viagem é uma mensagem de agradecimento. Quero agradecer a cada um que votou em mim no 1° turno. Sou muito sensível ao gesto democrático de vocês. Quase que a gente ganha no 1° turno. Mas acho que Deus quis me colocar à prova e vou ter que disputar o 2°. Todas as eleições que disputamos com o PT, nós fomos para o 2° turno. E em todas às vezes eu ganhei”, disse Lula no discurso para os alagoanos.
Ele voltou a repetir que um dos seus principais objetivos no governo será o de “acabar com a fome”, e que vai voltar a investir nas universidades públicas, além de garantir a não privatização de estatais como Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Paulo Dantas
Num discurso confiante, o candidato à reeleição Paulo Dantas declarou: “Sua presença nos enche de motivação e coragem. No 1° turno, eu, Paulão, Renan Calheiros, Renan Filho, os candidatos a deputado federal e estadual andamos por Alagoas levando a mensagem do presidente Lula, que é de trabalho e recursos para quem precisa. E essa mensagem nos deu uma grande votação no 1° turno. Quase 47% dos votos válidos”.
Dantas foi afastado do cargo após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é investigado por um suposto esquema de desvio de dinheiro na Assembleia Legislativa de Alagoas, quando era deputado estadual.
Universidade pública
Personalidades como o reitor da Universidade Federal de Alagoas UUfal), Josealdo Tonholo, e a reitora honorária Valéria Correia acompanharam a multidão.
“Os dois sabem o que significa um governo democrático, que investe e respeita o ensino superior público, e o sistema nacional de ciência e tecnologia. Minha reverência aos dois, que caminharam junto à multidão no centro da cidade de Maceió na tarde de ontem com Lula 13, em defesa da universidade pública”, ressaltou a professora Joelma Albuquerque, do campus Ufal Arapiraca.
Histórico
A memória dos alagoanos tem dois grandes marcos em que grandes multidões foram às ruas, em momentos diferentes. O primeiro foi em 1982, quando foi realizado o showmício de encerramento da campanha eleitoral do PMDB, que contou com a participação do senador Teotônio Vilela – que estava com câncer e não pôde disputar a reeleição –, dos cantores Djavan e Carlos Moura. O candidato a governador era José Costa e a senador José Moura Rocha.
O segundo momento foi no comício da Campanha das “Diretas Já!”, e milhares de pessoas foram assistir. Mas a manifestação de apoio a Lula foi a maior. O público estimado foi de mais de 25 mil pessoas.