quinta-feira 16 de maio de 2024

Passeata de Lula reúne 25 mil pessoas no Centro de Maceió

19 de dezembro de 2022 4:57 por Da Redação

Foto: Ricardo Stuckert

Cerca de 25 mil pessoas acompanharam ontem (13), pelas ruas do Centro de Maceió, a caminhada em apoio ao ex-presidente Lula (PT), candidato à Presidência da República.

O petista e a sua esposa, Janja, estavam acompanhados do candidato à reeleição ao governo de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) e do candidato a vice-governador, Ronaldo Lessa. Além deles, participaram do ato o senador Renan Calheiros (MDB), o senador eleito Renan Filho (MDB) e o deputado federal reeleito Paulão (PT).

A multidão seguiu da Praça dos Martírios até a o Teatro Deodoro, onde foi realizado o comício. “Essa viagem é uma mensagem de agradecimento. Quero agradecer a cada um que votou em mim no 1° turno. Sou muito sensível ao gesto democrático de vocês. Quase que a gente ganha no 1° turno. Mas acho que Deus quis me colocar à prova e vou ter que disputar o 2°. Todas as eleições que disputamos com o PT, nós fomos para o 2° turno. E em todas às vezes eu ganhei”, disse Lula no discurso para os alagoanos.

Foto: Ricardo Stuckert

Ele voltou a repetir que um dos seus principais objetivos no governo será o de “acabar com a fome”, e que vai voltar a investir nas universidades públicas, além de garantir a não privatização de estatais como Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Paulo Dantas

Num discurso confiante, o candidato à reeleição Paulo Dantas declarou: “Sua presença nos enche de motivação e coragem. No 1° turno, eu, Paulão, Renan Calheiros, Renan Filho, os candidatos a deputado federal e estadual andamos por Alagoas levando a mensagem do presidente Lula, que é de trabalho e recursos para quem precisa. E essa mensagem nos deu uma grande votação no 1° turno. Quase 47% dos votos válidos”.

Dantas foi afastado do cargo após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é investigado por um suposto esquema de desvio de dinheiro na Assembleia Legislativa de Alagoas, quando era deputado estadual.

Foto: Ricardo Stuckert

Universidade pública

Personalidades como o reitor da Universidade Federal de Alagoas UUfal), Josealdo Tonholo, e a reitora honorária Valéria Correia acompanharam a multidão.

“Os dois sabem o que significa um governo democrático, que investe e respeita o ensino superior público, e o sistema nacional de ciência e tecnologia. Minha reverência aos dois, que caminharam junto à multidão no centro da cidade de Maceió na tarde de ontem com Lula 13, em defesa da universidade pública”, ressaltou a professora Joelma Albuquerque, do campus Ufal Arapiraca.

Foto: Cortesia

Histórico

A memória dos alagoanos tem dois grandes marcos em que grandes multidões foram às ruas, em momentos diferentes. O primeiro foi em 1982, quando foi realizado o showmício de encerramento da campanha eleitoral do PMDB, que contou com a participação do senador Teotônio Vilela – que estava com câncer e não pôde disputar a reeleição –, dos cantores Djavan e Carlos Moura. O candidato a governador era José Costa e a senador José Moura Rocha.

O segundo momento foi no comício da Campanha das “Diretas Já!”, e milhares de pessoas foram assistir. Mas a manifestação de apoio a Lula foi a maior. O público estimado foi de mais de 25 mil pessoas.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

19 de dezembro de 2022 4:57 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

19 de dezembro de 2022 4:57 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

19 de dezembro de 2022 4:57 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

19 de dezembro de 2022 4:57 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

19 de dezembro de 2022 4:57 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

19 de dezembro de 2022 4:57 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

19 de dezembro de 2022 4:57 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

19 de dezembro de 2022 4:57 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *