sexta-feira 26 de abril de 2024

Noruega quer retomar Fundo Amazônia logo após posse de Lula

Na COP27, ministro norueguês afirma que o país europeu pretende reativar o fundo "logo depois de 1º de janeiro"

19 de dezembro de 2022 4:41 por Da Redação

Presidente eleito Lula da Silva com o ministro do Meio Ambiente noruguês Espen Barth Eide, na COP27 | Ricardo Stuckert

Por Deutsch Welle

O ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, afirmou, na última quinta-feira (17/11), durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27), no Egito, que o país europeu pretende reativar o Fundo Amazônia já no início de 2023.

À agência de notícias Reuters, o ministro afirmou que a retomada deverá se dar “logo depois de 1º de janeiro”, quando o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tomar posse.

O fundo — suspenso pela Noruega e Alemanha em 2019, em meio à alta do desmatamento da Amazônia e após o governo do presidente Jair Bolsonaro ser acusado de não agir para conter a destruição — tem congelados 542 milhões de dólares (quase R$ 3 bilhões) que deveriam ser usados para a proteção da floresta tropical.

Maior doadora do fundo, a Noruega chegou a repassar 1,2 bilhão de dólares entre 2008 e 2018 para o Brasil prevenir, monitorar e combater o desmatamento na Amazônia. A Alemanha, que era o segundo maior doador, também suspendeu os repasses.

No dia seguinte à vitória eleitoral de Lula, a Noruega já havia afirmado que iria reativar o Fundo Amazônia. “Tivemos uma colaboração muito boa e próxima com o governo antes de Bolsonaro, e o desmatamento no Brasil caiu muito sob a presidência de Lula. Depois tivemos a colisão frontal com Bolsonaro, cuja abordagem era diametralmente oposta em termos de desmatamento”, afirmou Eide na ocasião.

Slide 1
Slide 2

Nesta terça, o ministro norueguês do Meio Ambiente afirmou à BBC News Brasil que o país pretende desbloquear o Fundo Amazônia assim que se chegar a um acordo sobre sua estrutura institucional, e que a experiência tida com Lula no passado e o que o presidente eleito disse na campanha sugerem que isso será resolvido rapidamente.

Ainda de acordo com Eide, a Noruega está pronta para cooperar com o Brasil em outros projetos para a Amazônia. “Estamos muito animados para melhorar nosso relacionamento com o Brasil, o que eu acho que vai acontecer”, frisou o ministro à BBC.

Alemanha também já sinalizou que pretende desbloquear verbas que deveriam ser destinadas à proteção da floresta. “O Ministério para Cooperação e Desenvolvimento está pronto para se engajar novamente no Brasil juntamente com nossos colegas noruegueses em apoio ao Fundo Amazônia”, afirmou um porta-voz da pasta.

Fundo está paralisado desde meados de 2019

Noruega e Alemanha suspenderam os repasses ao Fundo Amazônia após o governo Bolsonaro extinguir unilateralmente dois comitês que eram responsáveis pela gestão do fundo, rompendo o acordo entre os países que definia as regras do projeto.

A verba era administrada por uma equipe montada para cumprir essa tarefa dentro do BNDES. O então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez na ocasião críticas à gestão do fundo e acusações genéricas de irregularidades em ONGs, rechaçadas pela Noruega.

Salles queria usar parte dos recursos para indenizar proprietários que vivem em áreas incluídas em unidades de conservação da Amazônia, o que atualmente não é permitido.

Se o Fundo Amazônia for reativado, as verbas poderiam ser usadas para restaurar estruturas de governança ambiental enfraquecidas durante o governo Bolsonaro, afirmou Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, que representa 65 ONGs ambientalistas do Brasil.

Para ele, o dinheiro, por exemplo, deveria ser usado para financiar operações de campo das polícias local e federal para combater crimes ambientais como mineração ilegal e o corte de madeira.

Após a reativação do fundo, as transferências de recursos para a iniciativa deverão voltar a ser vinculadas a resultados apresentados pelo Brasil no combate ao desmatamento, para funcionarem como incentivo para a proteção da Amazônia, afirmou Anders Haug Larsen, chefe de políticas públicas da organização Rainforest Foundation Norway.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

19 de dezembro de 2022 4:41 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

19 de dezembro de 2022 4:41 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

19 de dezembro de 2022 4:41 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

19 de dezembro de 2022 4:41 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

19 de dezembro de 2022 4:41 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

19 de dezembro de 2022 4:41 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

19 de dezembro de 2022 4:41 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

19 de dezembro de 2022 4:41 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *