sábado 27 de abril de 2024

Livro “JAPSON ALMEIDA – Fragmentos de um Olhar”, será relançado no dia do centenário de nascimento do fotógrafo

Segunda edição da obra, que faz um mergulho na Maceió dos anos 50 a 70, será lançada no dia 29 de novembro, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos
Foto: Divugação

Uma Maceió que já se apresentava com enorme potencial turístico cultural, com seu povo hospitaleiro, seus monumentos e suas belezas naturais. Essa é a capital alagoana dos anos 50 a 70, captada com sensibilidade pelas lentes do fotógrafo Japson Almeida. A curadoria de fotos do artista virou um livro intitulado “JAPSON ALMEIDA – Fragmentos de um olhar”, lançado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em 2015. No próximo dia 29 de novembro, Japson Almeida completaria 100 anos, e para celebrar sua memória, será lançada uma edição comemorativa do livro. O lançamento acontecerá no café Duckbill Cookies & Coffee, no bairro da Jatiúca, em Maceió, a partir das 19h.

Japson Almeida fez carreira como fotógrafo por mais de três décadas. Com sua Rolleiflex debaixo do braço, retratou uma Maceió que já não existe mais. Embora suas belezas naturais permaneçam, a cidade se transformou nas últimas décadas. Por meio do acervo fotográfico de Japson Almeida, no entanto, é possível fazer um mergulho no passado, com imagens de uma Praia da Avenida que poucos conhecem; de ladeiras que contam histórias, como a do Farol ou do Cortiço; as mudanças no Centro da cidade e a memorável destruição do Hotel Bela Vista.

“JAPSON ALMEIDA – Fragmentos de um Olhar” traz mais do que fotos de paisagens, traz a tradução de décadas de trabalho e de experiências vividas pelo fotográfo, que atuou como repórter fotográfico de jornais, reproduziu materiais de pesquisas científicas que ajudaram médicos e pesquisadores a difundirem seus trabalhos, registrou o descobrimento do petróleo em Alagoas, bem como acontecimentos que entraram para a história de Alagoas, como o tiroteio na Assembleia Legislativa, que resultou no impeachment do governador Muniz Falcão. Foi presença marcante nos acontecimentos sociais e familiares.

“São imagens belíssimas, ao mesmo tempo que despertam curiosidades sobre a nossa cidade. Este livro é mais do que uma obra de fotografia e memórias, é um livro de história e que merece ser eternizado e guardado”, destaca Japson Almeida Filho.

Foto: Divulgação

Nascido no interior de Alagoas, na cidade de Capela, Japson Almeida tinha um olhar aguçado e curioso que, ao longo dos anos, conseguiu extrair, por meio de suas lentes, as mudanças e transformações da cidade de Maceió. Para eternizar seu trabalho, a família dele doou seu acervo à Fundação Joaquim Nabuco, órgão do Ministério da Educação localizado em Recife-PE, com o objetivo de que as gerações futuras tenham acesso a este rico material. Parte dele, um total de 49 fotografias, foi levado para o livro “JAPSON ALMEIDA- Fragmentos de um Olhar”, onde o fotógrafo traça parte da história da capital alagoana, desde o centro da cidade até as belíssimas praias. “Esta é uma homenagem singela a este grande fotógrafo e profissional que foi meu pai, mas mais do que isso, é uma forma de, sete anos depois, trazermos de volta a oportunidade das pessoas adquirirem esta memória e terem para si um pedaço dessa Maceió já extinta”, completa Japson Almeida Filho.

Japson Almeida faleceu há 30 anos, e o livro, lançado em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, traz de volta muitas memórias, para os amantes da história e da fotografia, sete anos após seu primeiro lançamento.

“Entre os fatos curiosos, podemos ver no livro um autorretrato feito por Japson Almeida, onde ele posiciona sua Rolleiflex no chão e aciona o disparador com o dedo do pé. Dizemos que este é um dos primeiros registros de uma selfie que se tem conhecimento”, disse Japson Filho.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *