sexta-feira 26 de abril de 2024

Universitários alagoanos realizam trabalho sobre posvenção ao suicídio

Material de pesquisa trata da importância do acompanhamento psicológico e de tornar pública a necessidade de suporte para os sobreviventes

29 de novembro de 2022 11:49 por Da Redação

Reprodução

O suicídio é um dos temas amplamente abordados dentro da área acadêmica. Porém, existe um tabu quando o assunto é sobre os cuidados (posvenção) que devem ser tomados com familiares e amigos que vivenciam o drama do suicídio. E é sobre isso que trata o trabalho ‘Luto por suicídio’, organizado pelos alunos da disciplina “Experiência Extensionista I”, dos cursos de Psicologia e Arquitetura do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL).

Os alunos envolvidos no projeto de extensão acreditam que, trazendo à tona essa temática, demonstrando como o luto por suicídio possui características sutis, é possivel confortar quem está vivenciando essa situação e, ao mesmo tempo, conscientizar os demais que possam vir a ter contato com algum enlutado por suicídio.

Segundo Homero Neto, aluno do 3º período de Psicologia, o trabalho tem como principal objetivo evidenciar a necessidade da posvenção, tendo como foco o processo do luto por suicídio e suas particularidades, tratando sobre a importância das redes de apoio nessa reconstrução psicologica.

“Tivemos contato com o assunto do suicídio através de professores, congressos, eventos e estudos e, ficou evidente o quanto se fala sobre a prevenção ao suicídio e o quão pouco é abordado sobre a posvenção, que é o cuidado aos amigos e familiares enlutados pelo suicídio. Não falo isso minimizando o valor que tem uma boa campanha de prevenção, mas sim, criando um comparativo com a diferença de visibilidade que esses dois tipos de cuidado possuem”, destaca o Homero.

O trabalho ‘Luto por suicidio’, funciona como uma cartilha e está espalhado pelos murais dos blocos da Unit/AL, expondo tópicos como o processo de luto, a ressignificação desse luto e a importância de possuir uma rede de apoio. Os alunos também disponibilizaram um link contendo os informativos da campanha (https://linktr.ee/contatoslutosuicidio?utm_source=linktree_profile_share&ltsid=4ef6c706-98ee-44e2-96d4-fd45a28dfb0b). Além de ser educativo, o material apresenta uma lista de contatos que podem funcionar como uma via emergencial, como Samu, Centro de Valorização da Vida, Caps e Ong Cavida.

“O material trata da importância das redes de apoio nesse processo, por isso indicamos uma lista de contatos de profissionais e de grupos de apoio de enlutados por suicídios. Sabemos que o atendimento de profissionais da saúde mental de forma particular pode exigir custos financeiros nem sempre acessíveis, contudo, os tipos de atendimento listados por nós são todos gratuitos”, ressalta.

O trabalho foi organizado pelos alunos Diogo Felix Coelho, David Rangel Faezy, Homero Inojosa de Andrade Neto, Teresa de Lisieux Moura Olímpio Gouveia, Huan Carlos dos Santos e Silva e Bianca Pereira Soares, orientados pela Professora Mônica Melo Gomes do Nascimento. Todo o material está disponível no instagram @olutoporsuicidio.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

29 de novembro de 2022 11:49 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

29 de novembro de 2022 11:49 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

29 de novembro de 2022 11:49 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

29 de novembro de 2022 11:49 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

29 de novembro de 2022 11:49 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

29 de novembro de 2022 11:49 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

29 de novembro de 2022 11:49 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

29 de novembro de 2022 11:49 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *