quinta-feira 3 de abril de 2025

Colaboradores da Pindorama participam de capacitação do Renovabio

Para o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, o Renovabio vem contribuindo de forma significativa para a superação dos desafios técnicos e econômicos do setor
Foto: Assessoria

Colaboradores da Cooperativa Pindorama, que lidam diretamente com o processo de produção de etanol e organização de dados, participaram de uma capacitação sobre o programa Renovabio. O treinamento aconteceu na manhã da última terça-feira, 20, no Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP e foi ministrada por especialistas da Ceox Planejamento e Otimização, de Piracicaba-SP.

De acordo com o engenheiro eletricista e consultor da Ceox, Carlos Xavier, a capacitação teve como objetivo apresentar aos funcionários da Pindorama a contextualização do Renovabio de forma mais aprofundada, trazendo mais detalhes da gestão, operacionalização e benefícios do programa.

“Pindorama já está certificada no Renovabio desde 2020, já tem expertise no assunto, mas a capacitação traz mais detalhes com o sentido de melhorar os resultados da certificação”, disse Xavier.

Segundo Weverton Ferreira, engenheiro ambiental da Pindorama, a produção do etanol pela Cooperativa oportuniza muitos benefícios, da geração de emprego e renda à redução da emissão de poluentes na atmosfera, uma vez que o etanol é um biocombustível, produzido a partir de fonte limpa e renovável.

“A produção do etanol pela Pindorama traz muito desenvolvimento para nossa região, mas destacamos a maneira como esse desenvolvimento é gerado, sem agressão ao meio ambiente, garantindo que nosso ecossistema possa conviver de forma harmônica com o progresso, por meio da redução da emissão do carbono na atmosfera. Através do Renovabio ainda temos a vantagem de gerar receita aos nossos associados, que recebem anualmente o crédito de carbono de suas produções”, destacou Ferreira.

Para o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, o Renovabio vem contribuindo de forma significativa para a superação dos desafios técnicos e econômicos do setor, e quanto mais se conhece o programa, mais benefícios ele poderá gerar aos produtores de Pindorama.

“A certificação pelo Renovabio nos oportuniza concorrer de forma mais coerente com combustíveis fósseis. Capacitar nossos colaboradores e apresentar mais detalhes do sistema, nos permitirá usufruir de forma mais abrangente os benefícios do programa, trazendo para nossa empresa as vantagens devidas de se produzir um combustível limpo e que não agrida o meio ambiente”,

O RenovaBio é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME), lançada em dezembro de 2016, que visa expandir a produção de biocombustíveis, fundamentada na previsibilidade e sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Este programa visa o aprimoramento das políticas e dos aspectos regulatórios dos biocombustíveis.

No caso de Pindorama, o biocombustível produzido é o etanol a partir da moagem da cana-de-açúcar. Em breve, a Cooperativa lançará no mercado o etanol derivado do processamento do milho, inserindo no mercado mais um produto que promete dar ainda mais robustez à já consagrada marca.

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

Os projetos sociais e educativos desenvolvidos por alunos e professores da Escola Sesi Senai

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

Um grupo de entidades acionou o Ministério Público Federal (MPF) para que sejam suspensas,

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nessa quarta-feira (29) a

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

Por Marcelo Auler Na expectativa de indenizar sua colega, a juíza M.R.H.L. em R$

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

Por Thiago Aquino, da Agência Tatu A campanha Janeiro Branco conscientiza sobre os cuidados

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

Alagoas registrou a abertura de 36.991 empresas em 2024. O número representa um crescimento

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

A obesidade está por trás do grande aumento de casos de diabetes no mundo,

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *