quinta-feira 25 de abril de 2024

‘’A gente quer comida, diversão e arte’’, Margareth Menezes tomará posse do cargo de ministra da Cultura

A cerimônia da posse será hoje, a partir da 18h30, transmitida no canal do YouTube da Tv Brasil Gov

2 de janeiro de 2023 7:03 por Da Redação

 

A cantora baiana, muito bem premiada na música brasileira, traz esperança ao povo brasileiro que viu o sucateamento da cultura. Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

No tempos sombrios da sociedade brasileira, a cultura sofreu com a censura no porão do Departamento de Ordem Política e Social, o famoso ‘DOPS’. Músicas, filmes, novelas e até mesmo programas de cunho jornalístico sentiram a repressão de um estado tão autoritário.

A democracia firmava seus pés para poder andar, mesmo que devagarinho, ao longo do tempo artistas, intelectuais e políticos lutavam de forma sólida para que a cultura ainda mantivesse seu espaço na sociedade.

Com um governante fascista e facínora, torna-se impossível a existência da arte e da cultura. Fernanda Montenegro, imortalizada na Academia Brasileira de Letras, destacou: “Sem a cultura das artes, somos um país sem caráter.”

Ao assistir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o próprio demonstra a preocupação com um setor que foi totalmente sucateado no governo anterior e ressalta a preocupação de retomar políticas que incentivem os bens culturais.

“Uma nação se expressa pela alma de seu povo. A alma do Brasil reside na diversidade inigualável da nossa gente e das nossas manifestações culturais”, comentou.

Quando em 1987, a banda Titãs cantou a música ‘Comida’, trouxe uma mensagem que não tem validade. O povo não necessita somente de comida, o povo também necessita do acesso para a diversão e arte de forma igualitária, quebrando o paradigma do ‘elitismo e popular’.

Para abrir o novo governo de forma triunfal e bonita, foi realizado o Festival do Futuro, que trouxe de graça ao público, artistas e apoiadores participando do evento. Ah, vale dizer, foi totalmente democrático. Quem não estava em Brasília, poderia assistir através do YouTube e chegou a bater mais de um milhão de acompanhantes.

É de alívio imenso ver que agora teremos uma ministra séria e comprometida com o que pretende exercer, Margareth Menezes será apossada hoje, a partir das 18h30, com transmissão no YouTube.

Serão postas em prática as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc II, movimentando a economia e gerando empregos para a população. É uma vitória para o povo brasileiro.

Deixar a cultura e as artes de lado, é uma forma de deixar seu povo ignorante. Mas conseguimos e seguiremos em frente deixando um passado vazio para trás. Gratidão eterna aos que lutaram e infelizmente não conseguiram ver uma transição tão bonita como esta. E cito especialmente a eterna musa da MPB, Gal Costa.

Viva as artes! Viva a cultura! Viva Margareth Menezes, a força de uma mulher negra!

 

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

2 de janeiro de 2023 7:03 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

2 de janeiro de 2023 7:03 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

2 de janeiro de 2023 7:03 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

2 de janeiro de 2023 7:03 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

2 de janeiro de 2023 7:03 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

2 de janeiro de 2023 7:03 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

2 de janeiro de 2023 7:03 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

2 de janeiro de 2023 7:03 por Da Redação A Secretaria de Estado da

1 Comentário

  • Boa noite:bem eu votei no pt13 lulinha, des de 2002 voto no lula porque ja vie ele trabalhar pela pobre e acredito no meu presidete fiz chapinha do pt paulo dantas carla damtas lula rena.
    paulão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *