sábado 27 de abril de 2024

Sesi Alagoas inaugura Escola de Referência Robson Braga de Andrade

Presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, afirma que escola marca transformação na educação do estado

7 de fevereiro de 2023 4:17 por Da Redação

Foto: Assessoria

Emoção e agradecimento marcaram a inauguração oficial da Escola Sesi de Referência Robson Braga de Andrade, no bairro Benedito Bentes, em Maceió, na manhã desta terça-feira, 7. A entrega da unidade, cujas aulas começaram em 30 de janeiro, marca o início da transformação da educação no estado, segundo o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade.

O modelo de ensino-aprendizagem aplicado é inovador. “Estamos entregando mais do que um prédio bonito. Estamos entregando melhores condições para que os nossos professores desenvolvam o ‘saber fazer’ em nossos alunos, para que as nossas equipes adaptem a nossa proposta pedagógica ao que um mundo em constante mudança exige”, afirmou o empresário, muito emocionado.

Ele ressaltou que, na nova escola, são os alunos que trocam de sala de aula e não os professores. As disciplinas são divididas conforme as áreas de conhecimento e as salas se assemelham a um laboratório, com um design diferente do modelo tradicional e utilizando recursos pedagógicos diferenciados.

Foto: Assessoria

A Escola Sesi de Referência de Maceió é a segunda do Brasil – a primeira está em Santa Catarina – e ganhou o nome do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CIN), Robson Braga de Andrade, que veio a Maceió para a solenidade e reafirmou o compromisso dos empresários com o futuro dos jovens.

Ao agradecer pelas homenagens, Robson Braga explicou que serão construídas, no total, 39 Escolas Sesi de Referência em 22 estados, um avanço na oferta de educação de qualidade. “A iniciativa é resultado da sólida experiência da instituição com as melhores práticas pedagógicas e com um modelo de ensino conectado com as demandas da indústria, com os avanços tecnológicos e com as constantes transformações do mundo moderno”, frisou.

O presidente da CNI citou ainda os novos currículos do Sesi, que oferece uma educação flexível e ousada, adaptável às necessidades dos alunos e às exigências da empresa. O modelo além da sala de aula, explica Robson Braga, ajuda a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.

Foto: Assessoria

Essas habilidades, defendeu, são indispensáveis para o mundo do trabalho. “Procuramos implementar processos educativos e tecnologias inovadoras para formar pessoas capazes de atuar em diferentes atividades e até mesmo em profissões que serão criadas no futuro”, explicou.

Este 7 de fevereiro foi emblemático, afirmou o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi. Segundo ele, a emoção demonstrada pelo empresário José Carlos Lyra simboliza que o setor produtivo está comprometido com a agenda de transformação da sociedade.

Com as Escolas de Referência, disse Lucchesi, o Sesi, que já é reconhecido pela excelência na educação, sai na frente ao buscar um método de ensino-aprendizagem que dialoga com o século 21.

“Antes, as rotas tecnológicas passavam por mudanças a cada 80 anos. No mundo atual, essa transformação ocorre de três a cinco anos. Por isso, ninguém mais está formado, o aprendizado continua. Os vencedores do futuro terão que ser protagonistas, num mundo de transformações aceleradas”, concluiu.

Foto: Assessoria

A cerimônia reuniu autoridades e representantes do setor produtivo e da sociedade. Participaram da inauguração o superintendente do Sesi Alagoas, Carlos Alberto Paes; a diretora de Educação e Tecnologia Sesi Senai, Cristina Suruagy; a diretora de Marketing e SSI, Cláudia Piatti; e de Gestão Estratégica, Nathália Romaguera.

Também participaram o vice-governador Ronaldo Lessa; o 1º vice-presidente a Fiea, José da Silva Nogueira Filho; o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; secretários do Estado e Município; prefeitos; Ministério Público Estadual; parlamentares; e presidentes das federações da Indústria dos estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

7 de fevereiro de 2023 4:17 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

7 de fevereiro de 2023 4:17 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

7 de fevereiro de 2023 4:17 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

7 de fevereiro de 2023 4:17 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

7 de fevereiro de 2023 4:17 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

7 de fevereiro de 2023 4:17 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

7 de fevereiro de 2023 4:17 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

7 de fevereiro de 2023 4:17 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *