sábado 20 de abril de 2024

Lógica mercadológica vem matando o futebol brasileiro

13 de fevereiro de 2023 11:27 por Nivaldo Mota

 

www.b9.com.br/shows/braincast/braincast-195-o-mercado-do-futebol/

É fato que pela imposição do calendário, os estaduais de todo Brasil, vem se transformando ao longo dos últimos anos em meros torneios, uma pena, porque os estaduais sempre foram a cara do nosso futebol, com suas rivalidades e tradições.

Ao transformarem o futebol a passos largos pelo poder mercadológico, aos poucos a poderosa CBF e às federações estaduais, com apoio dos maiores clubes deste país, vem matando aos poucos o que ainda sobra das rivalidades estaduais e regionais.

Engraçado que a maioria dos grandes clubes também pagam por isso, ou quem não sabe que hoje os chamados grandes clubes se tornaram apenas “ex-grandes”, a penúria impera país afora, com poucos clubes com estrutura real em competir para ganhar. Hoje em sua grande maioria disputam apenas para competir, o campeonato brasileiro da Séria A é o maior exemplo, com dois times apenas, Palmeiras e Flamengo disputando efetivamente o campeonato.
Foi-se o tempo que o campeonato nacional de clubes a gente tinha pelo menos, por baixo, uns doze times disputando o campeonato. Ao imitar as fórmulas europeias de disputa, aos poucos, grandes times vão perdendo força e são meros participantes.

Aqui em Alagoas, em nossa realidade atual, vemos um estadual sem grande presença de público, nem o clássico motiva mais, nem cinco mil pessoas foram ver CRB x CSA, aonde vamos parar?

Para piorar, os gênios da federação, ainda conseguem o feito de realizar uma Copa Alagoas, competindo com o estadual, em vez de fazê-la no 2º semestre, um Sub-23, poderia atrair mais patrocinadores e os clubes que encerram sua participação em março, teriam condições de se manter em atividades até o fim do ano,

Os números estão aí, computados dos borderôs, entre pagantes não pagantes, efetivamente os que estiveram nos estádios, é de se lamentar a ausência da torcida. Em vinte partidas ( não estão computados os públicos de CSA x Cruzeiro e nem ASA x Aliança), apenas 38.549 torcedores foram aos estádios em nosso campeonato, ou melhor, torneio!

O CRB já fez quatro jogos, levando até agora exatos 13.238, isso porque teve o clássico com o CSA como mandante, com média de 3.309.

O ASA vem a seguir, com três partidas como mandante, com um clássico com o CRB em casa, levou até agora 9.134 torcedores e uma média de 3.044.

E o CSA, dos times de grande torcida, em três partidas, levou apenas 8.802, com média 2.934.

Uma pena, não tenho a receita do bolo, nem pago de engenheiro de obra pronta, mas algo tem que mudar em nosso futebol, o definhamento dos clubes é uma constante, mas os dirigentes de federação, que só servem para lucrar com os clubes, enquanto eles continuarem a mandar no futebol, teremos falências múltiplas dos clubes, é esperar ver!

Não sou e não tenho a presunção de ser o profeta do caos, mas enquanto tivermos competições aonde poucos clubes lucram, outros tantos se contentam com os farelos do bolo do grande banquete, vamos de mal a pior. Depois ficam a se perguntar porque não ganhamos mais nada a nível mundial, com participações bizarras de clubes e seleção brasileira em competições de alto nível, é isso aí!

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

13 de fevereiro de 2023 11:27 por Nivaldo Mota Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

13 de fevereiro de 2023 11:27 por Nivaldo Mota O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

13 de fevereiro de 2023 11:27 por Nivaldo Mota Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

13 de fevereiro de 2023 11:27 por Nivaldo Mota A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

13 de fevereiro de 2023 11:27 por Nivaldo Mota A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

13 de fevereiro de 2023 11:27 por Nivaldo Mota A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

13 de fevereiro de 2023 11:27 por Nivaldo Mota Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

13 de fevereiro de 2023 11:27 por Nivaldo Mota A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *