domingo 19 de maio de 2024

Prefeitura de Maceió emite 250 alvarás de ambulantes para o Carnaval 2023

Comerciantes puderam escolher um dos cinco polos para comercializarem seus produtos a partir deste sábado (18)

17 de fevereiro de 2023 1:07 por Da Redação

Ambulantes poderão trabalhar até o úlitmo dia dos eventos, na quarta-feira de cinzas | João Victor Barroso/Ascom Semscs

Dar mais oportunidades para os trabalhadores ganharem uma renda extra nos eventos públicos, tem sido uma marca da Prefeitura de Maceió, e na retomada das festas de carnaval não seria diferente. A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) realizou o cadastro e a emissão de 250 alvarás para os ambulantes que irão trabalhar na festa de momo realizada pela Prefeitura de Maceió. A entrega das permissões aconteceu na sede da Secretaria, no Jaraguá, nesta sexta-feira (17).

Os comerciantes puderam optar por um dos cinco polos de carnaval localizados nos bairros de Jaraguá, Benedito Bentes, Fernão Velho, Pontal da Barra e Ipioca. Eles poderão começar a vender os produtos a partir deste sábado (18) e o alvará terá validade até a quarta-feira de cinza, último dia de festa.

Para ordenar todos esses ambulantes, a Semscs contará com um efetivo de 110 servidores, entre guarda municipais e fiscais. De acordo com Carlos Guido, secretário da Semscs, a ação irá garantir tranquilidade e segurança para os trabalhadores e foliões que estarão aproveitando a festa de momo.

“Essa é mais uma ação da Prefeitura de Maceió, pensando nos comerciantes informais para que possam ter uma renda extra durante os períodos festivos. Com o cadastro, estamos dando a oportunidade dos ambulantes poderem trabalhar de maneira legalizada, organizada e digna. Além de garantir a segurança dos foliões com a presença da Guarda Municipal”, afirmou Carlos Guido.

Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs

Entre as ações desenvolvidas pelos fiscais da Secretaria, eles irão realizar o ordenamento dos ambulantes cadastrados, verificando o melhor local no espaço público para que a estrutura autorizada não obstrua ruas e calçadas para não dificultar a passagem dos blocos e dos foliões. O comércio de bebidas em garrafas de vidro e alimentos em espetos são proibidos, assim como a exploração de mão de obra infanto-juvenil, a utilização de equipamentos sonoros e o furto de energia elétrica.

Os agentes de fiscalização da Semscs estarão atentos a todos esses pontos, e caso o ambulante seja flagrado cometendo alguma dessas irregularidades, podem ter suas mercadorias e equipamentos apreendidos, pagamento de multas, podendo chegar a cassação do alvará de permissão.

Renda extra

Quem está animada para vender no carnaval é Patrícia dos Santos, 43 anos, que montou, há dois anos, um churrasquinho no bairro do Feitosa, e solicitou o alvará para comercializar durante os cinco de festa no bairro de Jaraguá.

Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs

“Estou esperando vender bastante, junto com os meus colegas, porque todos aqui estamos buscando melhorar de vida. Tenho certeza que vai dar tudo certo, e o esforço que fizemos para conseguir esse alvará vai ser compensado. Agora, vamos poder trabalhar de maneira honesta, legalizada e tranquilos sem preocupação com a fiscalização”, disse a ambulante, ao afirmar que a renda extra vai servir para pagar as contas de casa, o aluguel e as faturas do cartão.

Fonte: Secom Maceió

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

17 de fevereiro de 2023 1:07 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

17 de fevereiro de 2023 1:07 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

17 de fevereiro de 2023 1:07 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

17 de fevereiro de 2023 1:07 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

17 de fevereiro de 2023 1:07 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

17 de fevereiro de 2023 1:07 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

17 de fevereiro de 2023 1:07 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

17 de fevereiro de 2023 1:07 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *