sexta-feira 26 de abril de 2024

Milhares vão à rua para proteger o Corredor Vera Arruda

Maceioenses se manifestam contra abertura de parque urbano para o tráfego de veículos

19 de março de 2023 10:10 por Da Redação

Divulgação

A Associação dos Moradores do loteamento Stela Maris (Astema) reuniu cerca de três mil pessoas em uma manifestação no Corredor Vera Arruda, neste domingo (19), para protestar contra a abertura das ruas no maior parque linear da capital.

A ideia da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que abriu consulta pública sobre o projeto, é desviar o tráfego pesado pelo meio do equipamento urbano.

Estavam presentes a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, em cuja administração o corredor foi construído; o vereador Valmir Gomes (PT); a ex-deputada Tereza Nelma e a arquiteta Mirna Porto Maia, coordenadora da equipe multidisciplinar que concebeu o Corredor Cultural Vera Arruda.

Esta é a quarta tentativa da Prefeitura de Maceió com o mesmo objetivo. Em todas as outras vezes, os moradores do loteamento Stela Maris e de Jatiúca, Mangabeiras e de outros bairros se uniram em protestos e impediram as mudanças que consideram prejudiciais. A SMTT lançou uma Escuta Pública que gerou insatisfação de moradores e profissionais como a arquiteta e urbanista Regina Dulce Lins, que se manifestou no ato público.

“Estamos aqui juntos em torno da praça que é um bem comum do povo, não é propriedade da prefeitura. A solução do engarrafamento precisa ser construída para a cidade como um todo. Temos que discutir isso no outro fórum, que discuta como a cidade cresce e como vai crescer no futuro, só assim vamos proteger o patrimônio ambiental e cultural”, disse.

Slide 1
Slide 2

Bianca Tartuce, moradora do bairro e integrante da Astema, protestou contra a abertura de mais ruas. “O Corredor Vera Arruda, que se estende do Maceió Shopping até a praia, é atravessado por apenas duas ruas, o que garante integridade e singularidade ao local. O Corredor Vera Arruda é um “refúgio, onde a natureza e a arquitetura convivem em sintonia, representa o que muitos sonham para o futuro da mobilidade urbana em Maceió. A Prefeitura de Maceió, através da SMTT, planeja destruir esse paraíso para dar prioridade ao fluxo de automóveis. Tal decisão afetaria não apenas a qualidade de vida dos moradores do bairro, mas também a imagem e o espírito da própria cidade”, finalizou.

Divulgação

Lobby em marcha

“Mistérios” foram desvendados durante a manifestação. É que alguns empreendimentos imobiliários e hoteleiros adquiriram grandes áreas para construírem apartamentos e um hotel. Esses interesses começaram a mobilizar interesses políticos e econômicos que tendem a sufocar a população, jogando o tráfego pesado e, desta maneira, facilitando a entrada e saída de ônibus de turismo e outros veículos pesados pelas ruas estreitas do loteamento.

O vereador Chico Filho (MDB) é, até o momento, um dos poucos porta-vozes dos interessados em romper com a concepção original do Corredor Cultural Vera Arruda, abrindo caminho para os carros. Sem apresentar qualquer estudo técnico que possa viabilizar essa proposta o vereador defende que “é preciso mudar alguma coisa para dar mais agilidade no trânsito da região”.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

19 de março de 2023 10:10 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

19 de março de 2023 10:10 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

19 de março de 2023 10:10 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

19 de março de 2023 10:10 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

19 de março de 2023 10:10 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

19 de março de 2023 10:10 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

19 de março de 2023 10:10 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

19 de março de 2023 10:10 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *