sábado 27 de abril de 2024

Disputa entre Renan e Lira deixa Lula em situação difícil

Clima de beligerância não é bom para governo petista
Reprodução/UOL

A contenda entre o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, tem sido tratada como uma disputa local que, pela relevância de ambos no cenário político, tem se tornado uma questão nacional.

A briga tem como motivo o controle de cinco órgãos federais em Alagoas. O presidente Lula deve arbitrar a questão.

Os interessados nessa narrativa são os operadores do mercado financeiro, a quem o deputado Arthur Lira ligou-se anos atrás. Em seu mandato ele deve atuar como um porta-voz obediente dos especuladores. Esse é um ponto. Outro é a obsessão em tentar maniatar o presidente Lula como fez com Bolsonaro operando o Orçamento Secreto e pondo em votação as pautas do mercado financeiro.

Lira vai continuar tentando dominar o governo com instrumentos e meios que estão ao seu alcance. Não há, em sua trajetória política, pendor republicano e democrático.

O senador Renan Calheiros tem experiência política, conhece o meio onde vive há quatro décadas.

Há dois níveis de disputa no momento: o local, que gera manchetes na mídia, e o nacional, que é o que realmente tem relevância e o senador Renan tem trabalhado para conter a voracidade de poder de Arthur Lira. Tem deixado cada vez mais o deputado exposto a opinião pública.

É provável que o presidente Lula entre em campo para mediar um armistício, mas, não será apenas entre Renan e Arthur Lira, é necessário incluir o senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado.

Chantagem

Arthur Lira encontrou a maneira de esticar a corda para abocanhar mais poder, encurralando o presidente Lula. No momento, as MPs estão travadas por um impasse sobre como deve ser feita sua tramitação no Congresso Nacional.

Essas propostas, antes da pandemia, eram analisadas, inicialmente, por uma comissão mista composta por senadores e deputados, formada por 12 integrantes de cada Casa. Havia alternância entre senadores e deputados para relatar as Medidas Provisórias (MPs). Saindo dessa comissão, a proposta era apreciada no plenário da Câmara e, em seguida, no do Senado.

Dessa forma, havia uma alternância entre senadores e deputados para relatar as MPs – o relator é o parlamentar que concentra as negociações e redige a versão final que vai à votação, já que as medidas provisórias podem sofrer modificações no Congresso.

O que mudou foi esse rito, que está previsto na Constituição. Ele foi alterado e o funcionamento das comissões foi suspenso no período da pandemia. Diante dos problemas causados pela Covid-19, as medidas provisórias passaram a ser analisadas diretamente pela Câmara, o que deu poder extra ao deputado Arthur Lira, de indicar, quando fosse necessário, um deputado para ser o relator da matéria.

O senador Rodrigo Pacheco, numa tentativa de resolver a crise, propôs uma emenda constitucional acabando com as comissões mistas, porém, estabelecendo que o início da tramitação das MPs seria alternado entre Câmara e Senado. Assim, cada Casa revezaria a indicação do relator.

O estado de beligerância é a estratégia de Arthur Lira para obter mais poder, a cada dia um novo “inimigo” será criado ou forjado.

Lira não terá descanso nem a indiferença de Renan Calheiros.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *