domingo 28 de abril de 2024

Rio Gelado e falésias de Jequiá da Praia são escolhidos como ponto de partida do projeto Rota Lagunar

Experiência reúne história, gastronomia e música, saindo de Maceió em direção à lagoa
Foto: Divulgação

Para além do sol e mar, Alagoas possui belezas naturais de todos os tipos, incluindo quatro famosas lagoas que dão destaque ao turismo de água doce que vem sendo implantado. Seguindo essa ideia, no próximo dia 16 de abril haverá o primeiro passeio da Rota Lagunar, que promete percorrer oito pontos pelo estado para desfrutar da natureza. O ponto de partida do projeto se dará com a Lagoa de Jequiá, localizada no munícipio litorâneo de mesmo nome.

O famoso Rio Gelado será um dos principais atrativos da rota, que sairá pela manhã de Maceió e percorrerá os bairros do Jaraguá e Centro da cidade. O ponto de encontro será na Praça Multieventos, na Pajuçara, e o roteiro reúne uma visita guiada pelo bairro histórico do Jaraguá, contando a história de seu surgimento e de como funcionava o comércio local no início da cidade, assim como curiosidades sobre o Centro, que possui a estátua mais antiga do Brasil em uma de suas praças, e o ponto zero da capital.

Todo o artefato histórico será contado pelo grupo Pé na Rua, que irá explicar sobre Maceió e também sobre a cidade e a lagoa de Jequiá da Praia. Já na cidade litorânea, o grupo segue em barcos para a primeira parada com banho no Rio Gelado, depois haverá um almoço e a finalização acontece nas falésias de Jequiá, que contará com uma programação surpresa.

Para a idealizadora do projeto, Mira Costa, a ideia é que cada passeio seja uma experiência única tanto para turistas como também para os alagoanos que não conhecem as belezas do estado. A Rota Lagunar reúne história, gastronomia e música em um só lugar e também milita pela preservação dos espaços naturais, sendo implantada uma sinalização da rota que ficará disponível para que outras pessoas possam desfrutar dos locais.

Foto: Divulgação

Aprimorando ainda mais a experiência, o projeto lançará também no dia 16 de abril um site para o cadastro de obtenção gratuita de um passaporte da rota. “A rota contará com um passaporte, verde na cor dos mangues e com um símbolo de um barquinho. Nele vem contando as histórias das principais lagoas e as informações de como usá-lo. São quatro roteiros com oito rotas e a cada passeio vai ganhando os carimbos. Dentro do passaporte as folhas são em homenagem ao filé alagoano e para preenchê-las, basta procurar os pontos de carimbo que fazem parte do caminho”, conta Mira.

Os desbravadores que percorrerem as quatro rotas serão contemplados com o Certificado Digital Especial, um reconhecimento máximo da Rota Lagunar. Para obtê-lo, é necessário enviar um email para rotalagunar@gmail.com, contendo imagens anexadas da página inicial do passaporte e das páginas com carimbos, para a conferência.

Foto: Divulgação

As inscrições para o passeio estão sendo feitas através do link mpago.la/2bwVPPi, também disponível no instagram do projeto (@rotalagunar). Os ingressos custam R$ 190,00. Os próximos roteiros, que acontecerão ainda neste ano, terão suas datas anunciadas através das redes sociais.

“Nós queremos juntar a comunidade em todas as rotas e passeios. Não tem como fazer isso sozinha, é preciso do apoio e ajuda das pessoas que vivem desses locais. É uma união pelas lagoas. O evento vai acontecer uma vez ao ano e entrará nos calendários das cidades como uma grande experiência”, finaliza a idealizadora.

SERVIÇO:

O QUE: Rota Lagunar – Lagoa de Jequiá

QUANDO: 16 de abril

PÚBLICO ALVO: Pessoas de todas as idades, exceto crianças

VALOR: R$ 190,00

CONTATO: (82) 98825-1332 (Mira Costa) / @rotalagunar (Instagram)

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *