segunda-feira 29 de abril de 2024

Sesi Senai Roboben embarca nesta terça (18) para desafio internacional na Inglaterra

Alagoanos representam o Brasil no First Lego League Great Britain Final

17 de abril de 2023 9:43 por Da Redação

Foto: Assessoria

As malas já estão prontas. O destino: Harrogate, na Inglaterra.  O desafio: representar o Brasil no First Lego League Great Britain Final, que começa no próximo dia 22. Os estudantes da Escola Sesi Senai Benedito Bentes vão realizar um sonho após a Sesi Senai Roboben, equipe de robótica da qual participam, ter se destacado no Festival Sesi de Robótica, realizado de 15 a 18 de março, em Brasília.

Eles embarcam para a Europa nesta terça-feira, 18. Para André Vinícius Barros Loureiro, 15, aluno da 1ª série do Novo Ensino Médio, a expectativa é grande. “Eu espero que a gente tenha um grande sucesso lá, mas, apesar de tudo, o mais importante é a aprendizagem de a gente sair do país, ter novas experiências, é muito legal. Ainda mais participar de uma competição que vai ser em uma realidade totalmente diferente, a gente vai conhecer culturas diferentes e vai ser muito legal essa experiência”, disse.

Myllenny Victória, 16, aluna da 2ª série do NEM, acredita que a Roboben terá um bom desempenho na Inglaterra. “A gente vai levar nossos conhecimentos, porque a gente foi realmente chamado para isso, com o convite de mostrar o que fazemos aqui no Brasil e, é claro, receber outras aprendizagens, porque é um novo mundo que a gente vai conhecer lá, uma competição internacional”, destaca.

Foto: Assessoria

Projeto de pesquisa

A competição é mais do que construir e manusear o robô para cumprir desafios. Os estudantes são desafiados a desenvolver projetos de pesquisa para solucionar problemas da vida real. Nesta temporada, o tema da First Lego League é ‘Super Powered’, que incentiva crianças e adolescentes a explorarem de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada.

A Sesi Senai Roboben, explica o professor Eduardo Monteiro, coordenador de Robótica, desenvolveu uma solução voltada para a iluminação pública. Uma lâmpada reserva para postes que, com uma bateria especial, mantém-se acesa por horas quando há falta de energia elétrica, até que a concessionária restabeleça o serviço. Isso também contribui com a questão da segurança pública. O protótipo foi apresentado à Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) e teve boa aceitação.

Foto: Assessoria

O projeto surgiu por acaso. “A gente estava fazendo ‘brainstorm’ num dia de treino convencional e viu que, na sala onde a gente estava, no Laboratório de Robótica, tinha uma lâmpada de emergência, muito comum em prédios, nas escolas, em prédios públicos. Quando falta energia na escola, a lâmpada automaticamente acende e não ficamos totalmente vulneráveis naquele ambiente. Então, a equipe pensou: porque não usar essa mesma Ideia pra postes em rua pública? E é esse projeto que a gente vai levar pra Inglaterra pra apresentar, junto com o nosso robô que é bastante promissor”, detalha o coordenador de Robótica da Rede Sesi Alagoas.

Destaque individual

O professor Eduardo Monteiro viaja com os alunos até a Inglaterra, enquanto o treinador da Sesi Senai Roboben, Rian Gabriel, acompanha outro destaque internacional de Alagoas no Festival Sesi de Robótica, desta vez, nos Estados Unidos.  Kawane Bruna Prates de Moura, 15, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, ganhou o prêmio Dean’s List no torneio nacional e representará o Brasil no World Festival, em Houston, Texas (EUA). Ela embarca nesta segunda-fera, 17.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

17 de abril de 2023 9:43 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

17 de abril de 2023 9:43 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

17 de abril de 2023 9:43 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

17 de abril de 2023 9:43 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

17 de abril de 2023 9:43 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

17 de abril de 2023 9:43 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

17 de abril de 2023 9:43 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

17 de abril de 2023 9:43 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *