sábado 11 de maio de 2024

Alagoana referência em robótica inspira alunos da rede municipal de Pilar

Ana Júlia Monteiro conheceu trabalho de iniciação desenvolvido pela Prefeitura; estudante ganhou bolsa para cursar robótica numa das melhores universidades dos Estados Unidos
Foto: Divulgação

Ex-aluna da Escola SESI Cambona, a alagoana Ana Júlia Monteiro está de malas prontas para seguir viagem rumo aos Estados Unidos. Antes, porém, ele esteve na cidade do Pilar, onde a Prefeitura vem promovendo uma verdadeira revolução ao investir em tecnologia para fortalecer o processo de aprendizagem na rede pública de ensino. E uma das ferramentas é a robótica, cujo trabalho de iniciação desenvolvido na Escola Municipal Sueli Chagas chamou a atenção da jovem empreendedora.

Na quarta-feira (03), Ana Júlia foi recebida pelo prefeito do Pilar, Renato Filho, que convidou a estudante para conhecer as ações do Município voltadas à educação e ao empreendedorismo com foco no desenvolvimento sustentável. E, por falar em sustentabilidade, a estudante é a autora de projetos já reconhecidos internacionalmente, a exemplo do Ecosururu, por meio do qual ela criou uma telha feita com a casca do sururu, crustáceo encontrado em abundância em Alagoas. A telha derivada da casca do sururu, inclusive, chega a ser 250% mais resistente que a convencional.

Foi com este projeto que Ana Júlia se tornou a única representante da América Latina a figurar entre as dez finalistas da 1ª edição do Global Student Prize, criado em 2021 pela Varkey Foundation, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e já considerado o Prêmio Nobel da Educação. A estudante foi selecionada entre mais de 3,5 mil inscrições realizadas em 94 países, sendo reconhecida por promover impactos reais nos âmbitos escolar e social.

Foto: Divulgação

“Fiz o convite à Ana Júlia após acompanhá-la por meio das redes sociais. Acho fantástico o trabalho que ela desenvolve, entusiasmando, agora, os estudantes aqui do Pilar. Já tem uma startup nessa área e é realmente um exemplo a ser seguido. Estou muito feliz em poder recebê-la antes de sua viagem para os Estados Unidos, onde, a partir de agosto, ela vai estudar robótica numa das melhores faculdades do mundo”, disse o prefeito responsável pelo Inova Pilar Expert – programa que financia 15 projetos de startups criados para solucionar demandas da população pilarense, em parceria com o Senai Alagoas.

Ana Júlia mostrou-se encantada com a estrutura da Escola Sueli Chagas, onde conversou com dezenas de alunos sobre aspectos como inovação e liderança, sem esquecer, é claro, a magia que a ciência é capaz de despertar. “Tenho 19 anos e participo de competições de robótica, nacionais e internacionais, desde os 12. Foi muito gratificante vir ao Pilar e conhecer esse sistema de robótica da rede pública municipal, o que é incrível porque não se vê esse tipo de oportunidade por aí. É um projeto incrível. Estão todos de parabéns”, declarou.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *