sexta-feira 3 de maio de 2024

Atividades em homenagem a Jorge de Lima seguem nesta quarta-feira (17)

Palestras celebram os 130 anos do poeta alagoano

16 de maio de 2023 5:21 por Da Redação

O escritor alagoano Jorge de Lima | Reprodução

Por Tereza Pereira

Nos 130 anos de nascimento do poeta Jorge de Lima (1893-1953), seguem nesta quarta-feira (17) as atividades culturais neste mês de maio, com entidades, representantes culturais, estudantes e público interessado, em Maceió. Às 9h30, acontece na Casa Jorge de Lima, na Praça Sinimbú, a palestra “Cartas trocadas entre Jorge de Lima e Tristão de Athayde”, pelo professor Leandro Garcia (UFMG). O escritor e crítico literário terá como convidados os netos do escritor Gabriela e Afonso. A iniciativa é da Academia Alagoana de Letras (AAL).

Jorge de Lima, um escritor que transporta reflexão existencial, valorização da cultura afro-brasileira, elementos contemporâneos, crítica social, traços surrealistas e temática religiosa.

Considerado múltiplo, sua obra traz uma contribuição diversa desde sua fase lírica, iniciando com características inicialmente parnasiana, mas logo avança ao modernismo, até a exposição da realidade contextual e sua complexidade, abordando temas como meio ambiente, cotidiano, temática social, místico-religioso, poema épico com subjetividade, elemento onírico e surrealismo. Poeta, romancista, pintor, político, médico, biógrafo, professor, ensaísta e tradutor brasileiro. Foi escolhido para receber o Prêmio Nobel de Literatura de 1958, mas faleceu no Rio de Janeiro, em 1953.

Ainda nesta quarta, haverá bate-papo promovido pela Ufal com o escritor Leandro Garcia, autor e de “Jorge de Lima e Alceu Amoroso – Correspondência”, a partir das 19h, no miniauditório Heliônia Ceres, na Faculdade de Letras, Campos A. C. Simões, (Tabuleiro/ Cidade Universitária), em Maceió.  E o Centro Cultural Arte Pajuçara, na Pajuçara, traz no dia 20/05, das 14h 30 às 17h, Jorge de Lima “Literatura e Vida”. O debate contará com Ana Cláudia Aymoré, Rosalvo Acioli, Maria de Lourdes Nascimento e Gilda Vilela Brandão.

Jorge Mateus de Lima, nasceu em 1893, na cidade alagoana de União dos Palmares, do seu sobrado da infância avistava a Serra da Barriga (ícone do maior quilombo “Dos Palmares”) e em seus depoimentos afirmara que aquela Serra com todo o seu ambiente, sem dúvida o teria influenciado no seu ser poético. Do conjunto de suas obras nosso poeta declarou, em uma de suas entrevistas, que gostaria de ser lembrado por poemas como A ave, Boneca de Pano, Duas Meninas de tranças pretas e, ente outros Minha sombra. Nascido no agreste alagoano (União dos Palmares). Autor de diferentes romances como Calunga, O Anjo, A mulher obscura e Guerra dentro do Beco, reescreveu Salomão e as mulheres. Seu trabalho poético tem uma enorme contribuição literária universal.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

16 de maio de 2023 5:21 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

16 de maio de 2023 5:21 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

16 de maio de 2023 5:21 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

16 de maio de 2023 5:21 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

16 de maio de 2023 5:21 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

16 de maio de 2023 5:21 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

16 de maio de 2023 5:21 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *