segunda-feira 29 de abril de 2024

Especialistas do HGE orientam como proteger a saúde durante as festas no Inverno

Objetivo é celebrar os festejos sem esquecer de orientações importantes para não perder a alegria
É importante manter o corpo agasalhado, principalmente no caso das crianças, por serem mais suscetíveis a gripes e resfriados

O inverno chegou a Alagoas trazendo muita chuva e diminuindo as temperaturas, em alguns lugares causando sensação térmica bem abaixo do indicado nos termômetros. Desse modo, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, destaca a importância de fortalecer a saúde com a adoção de dieta balanceada, uso de medicações somente quando orientadas pelo médico, momentos seguros de lazer e prática de atividade física.

O clima nas cidades de Água Branca e Mar Vermelho, por exemplo, é um convite para o vinho e passeios pelas ruas históricas e paisagens espetaculares. Entretanto, o pneumologista Luiz Cláudio Bastos atenta para a importância de manter o corpo agasalhado; beber bastante água (mineral ou potável filtrada) e líquidos quentes; evitar o banho de praia, rios e lagoas; proteger os pés da lama empoçada; e fugir de locais fechados e com grande aglomeração de pessoas.

O pneumologista Luiz Cláudio Bastos | Carla Cleto/Ascom Sesau

“As festas juninas são ótimas, divertidas, mas também podem ser disseminadoras de vírus quando não nos protegemos. Por isso, é importante ter cuidado redobrado com as mãos. Elas devem ser bem higienizadas para não conter os agentes que podem causar a gripe, os resfriados, a pneumonia e demais doenças respiratórias. Crianças e idosos, que são mais suscetíveis às doenças, merecem uma atenção especial. As vacinas têm um papel fundamental no fortalecimento da imunidade e, por isso, devem ser mantidas em dia”, orientou o médico.

Sobre o vinho, o cardiologista Adelson Miranda, ressalta que, quando consumimos moderadamente, pode prevenir doenças cardiovasculares. No entanto, quando em exagero, eleva-se os níveis tensionais, aumentando a pressão arterial, o que pode contribuir com o desenvolvimento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Desse modo, o especialista recomenda que todos mantenham o check-up atualizado e que procurem um nutricionista para a adoção de dieta balanceada.

O cardiologista Adelson Miranda | Carla Cleto/Ascom Sesau

“É importante buscar a consulta com o seu especialista no tempo indicado e que os exames sejam feitos também com regularidade. Dessa forma, sabendo como estão as taxas e demais indicadores, pode-se compreender os limites e intervir para diminuir o risco de doenças, seja por meio de medicação ou pela adoção de novos hábitos. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte não só no Brasil, mas em todo o mundo”, alerta o cardiologista.

Além disso, o vinho – como a cerveja, o espumante e os drinks, os preferidos durantes os festejos – são bebidas alcoólicas e não podem ser combinadas com a direção de qualquer veículo, inclusive a bicicleta. E se o trajeto for a pé, o cirurgião-geral especialista em trauma, Álvaro Bulhões, aconselha que o percurso seja feito na companhia de alguém que possa estar mais atento à movimentação no trânsito.

O cirurgião Álvaro Bulhões | Carla Cleto/Ascom Sesau

“É importante não ignorar o uso dos equipamentos de proteção e respeitar todas as normas do trânsito, mesmo em locais que não existem blitzes. Para sofrer um acidente de trânsito, basta sair de casa. Por isso é importante ficar sempre atento à movimentação. E quando estiver caminhando pelas ruas, utilizar a calçada onde não há interdição pelo órgão responsável pelo trânsito local”, observou o cirurgião.

O HGE é referência em Urgência e Emergência de Média e Alta Complexidade. Também é indicado para os casos de queimaduras, AVC, Infarto Agudo do Miocárdio, Traumas, Cirurgia Vascular e Pediatria. O seu funcionamento é 24 horas, todos os dias da semana, no momento que o alagoano precisar dos seus serviços, que incluem cateterismo, angioplastia, trombólise, exames de imagem e laboratoriais, entre muitos outros.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *